/Gramado deve receber 200 mil pessoas nas próximas semanas

Gramado deve receber 200 mil pessoas nas próximas semanas

Um dos principais eventos da cidade de Gramado inicia na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, no Palácio dos Festivais, seguindo até o dia 3 de setembro. Um grande show marcará as noites das mostras competitivas nesta 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O desfile de atores e cineastas pelo tapete vermelho ganhará contornos de espetáculo, com música e cenografia desenvolvidos especialmente para cada uma das sessões, com foco nos filmes concorrentes e homenageados de 2016. (Foto: Edison Vara – Pressphoto/ Divulgação)
O município, brindando este lindo período, tem como expectativa de público mais de 200 mil pessoas – a maioria delas a passeio, prestigiando o maior evento cinematográfico do país. E, além disso, neste ano, o Festival contará com uma grande novidade: a inauguração do Museu do Festival de Cinema de Gramado, um espaço de resgate e preservação da história da Sétima Arte – localizado ao lado do Palácio dos Festivais, tendo sua inauguração marcada nesta sexta-feira, a partir das 15 horas.
A rede hoteleira, sempre receptiva e carinhosa com seus visitantes, além de sempre lembrada pelo conforto nas estadias, tem como expectativa de ocupação 80% neste primeiro fim de semana e 90% no segundo, onde haverá o encerramento do evento.
Amanhã começa o 44º Festival de Cinema de Gramado

O primeiro dia oficial do 44º Festival de Cinema de Gramado será agitado. A programação do evento já começa intensa desde o início. Antes mesmo da abertura oficial às 17h na Rua Coberta, a tela do Palácio dos Festivais já irá exibir seu primeiro filme desta edição. Às 14h inicia a exibição das produções que irão concorrer ao Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas com entrada franca. Logo mais, às 15h, o Museu do Festival, que irá reunir um vasto arquivo histórico do evento, faz sua inauguração oficial.
A abertura oficial, como já é tradição, acontece na Rua Coberta com a presença de autoridades e apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, este ano com a participação especial do coral Grupo Bocalis, também de Gramado. No repertório, trilhas de importantes produções do cinema nacional e internacional.
À noite é hora do tapete vermelho receber suas primeiras estrelas. A homenagem à atriz Sonia Braga, que irá receber o Troféu Oscarito, inicia às 19h e logo após a cerimônia, é a vez da exibição do filme de abertura “Aquarius” com a presença do diretor Kleber Mendonça Filho e equipe.
Durante o 44º Festival de Cinema de Gramado, 200 mil pessoas deverão passar pela cidade, segundo expectativa da Prefeitura de Gramado e da organização do evento.

Foto: Edison Vara – Pressphoto/ Divulgação

Art Déco é a inspiração para cenografia do festival em 2016

O ambiente do 44º Festival de Cinema de Gramado vai levar turistas e participantes aos Estados Unidos das décadas 20 e 30, época em que a moda e a arquitetura eram regidas pelo movimento Art Déco. “Vamos ter muito glamour, tons dourados, amarelos e marrons, adereços de fachada que remetem àquela época”, antecipa a arquiteta do estúdio Nowhere, responsável pela criação cenográfica desta edição, Daniela Corso.
Linhas geométricas estarão presentes na decoração, que também vai refletir todo o requinte daquele período através de jogos de luzes e sombras e de elementos escultóricos como os leques, que eram bastante utilizados em fachadas internas. “Vai ser uma tradução sutil daquele tempo, é uma estilização, mas não uma caricatura”, assinala Daniela.
Bem no centro da Avenida Borges de Medeiros, o Kikito estará a três metros do solo, disposto acima de um coreto, sob o qual passarão artistas e convidados da edição. Na entrada do Palácio dos Festivais, o “portal juke box” remete de forma lúdica à importância da música.
O desejado troféu do Festival de Cinema de Gramado também serviu de inspiração para a cenografia, que espalhou Kikitos estilizados pela Rua Coberta. O tapete vermelho estará ladeado por telas led onde serão reproduzidas imagens dos homenageados desta edição.
O mais difícil, entretanto, foi pensar o desenho de palco, segundo a arquiteta: “A direção artística do festival queria uma decoração, porém, foi preciso pensar isso em sintonia com a tela do cinema, que ocupa o centro do palco”. A saída foi pensar em elementos que se movem pelo espaço, entrando em cena durante as cerimônias de premiação e homenagens e que desaparecem quando as luzes se apagam e inicia a exibição dos filmes. “Foi um desafio e tanto”, admite Daniela, que conta com uma equipe de aproximadamente 100 pessoas para projetar e executar o trabalho que foi feito em parceria com a Histórias Incríveis, responsável pela direção artística do evento.

Foto: Edison Vara – Pressphoto/ Divulgação

TVE e TV Assembleia transmitem premiação da Mostra Gaúcha de Curtas

A cerimônia de entrega dos troféus do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas acontece neste domingo, 28 de agosto, às 21h30, quando serão revelados os grandes talentos do cinema gaúcho. A TVE e a TV Assembleia transmitem ao vivo a cerimônia. A TVE está no canal 7 de Porto Alegre e a TV Assembleia pode ser assistida pelo canal 16 da NET ou pela internet, no endereço www.al.rs.gov.br, clicando no símbolo da TV Assembleia.

Oito festivais de cinema estarão representados em Gramado

Além da competição de filmes brasileiros e latinos, e das mostras paralelas que oferecem ampla programação gratuita, o 44º Festival de Cinema de Gramado é também palco de encontro de realizadores de outras mostras de audiovisual nacionais e internacionais.
Nessa edição 2016, a serra gaúcha recebe representantes dos festivais de Brasília, Permanbuco e Florianópolis, no Brasil. De outras partes do mundo vem delegações de eventos em Havana, Piriápolis, Punta del Este e Sundance.
Na programação paralela de Gramado, a tarde de sexta-feira, 2 de setembro, será dedicada a debater os festivais. A partir das 14h30, Marilha Naccari fará um diagnóstico da presença de filmes brasileiros no mercado de festivais e às 15h30, o curador Marcos Santuario conduz uma mesa redonda sobre o tema, que contará com a participação de Pedro Ortega (Havana), Jorge Jellinek (Punta del Este), Marcio Silva (Brasilia), Sandra Bertini (Cine PE), Marilha Naccari (FAM), Trevor Groth (Sundance).
O Cine PE receberá uma homenagem pelos seus 20 anos de existência na cerimônia de abertura do 44º Festival de Cinema de Gramado, que acontece na sexta-feira, 26, na Rua Coberta.

Foto: Edison Vara – Pressphoto/ Divulgação

Petrobras dá desconto em ingressos

A Petrobras é mais uma vez patrocinadora do Festival de Cinema de Gramado. E esse ano, a empresa dá desconto de 50% do valor inteiro na compra de até dois ingressos por sessão para a força de trabalho do sistema Petrobras (identificada pelo crachá funcional) e para clientes do Cartão Petrobras (mediante apresentação do mesmo), exceto para os ingressos da noite de encerramento. Os ingressos para as sessões em competição custam R$ 30.

Festival terá coquetel de abertura
Na sexta-feira, 26 de agosto, um coquetel para convidados festejará o início oficial do 44º Festival de Cinema de Gramado no Boreal Gastropub. O brinde ocorre a partir das 21h, depois da entrega do Troféu Oscarito à atriz brasileira Sonia Braga e da exibição de seu mais recente filme, ‘Aquarius’, dirigido por Kleber Mendonça Filho.
PROGRAMAÇÃO DO DIA

Palácio dos Festivais

25/08 – Quinta-feira

19:00 – Sessão Educavideo-Gramado 2016
Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 44º Festival de Cinema de Gramado. Patrocínio: BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Sundance Channel e Snowland. Apoio: Caracol Chocolates, Stemac, Lojas Pompéia, More Bass, G2 Net Sul, CiaRio, O2 Produções, Canal Brasil, Revista de Cinema, RBSTV, CVC, FreeCharge e Savarauto. Apoio institucional: Corsan – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC e SIAV, TVE e FM Cultura. Agência Oficial: BusTour. Ingressos: Imply. Direção Artística: Histórias Incríveis. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.