/Gramado in Concert celebra a música erudita com talentos nacionais e internacionais

Gramado in Concert celebra a música erudita com talentos nacionais e internacionais

Foto: Rafael Cavalli/ Divulgação

A música é a protagonista do verão gramadense. Passado o Carnaval, a cidade realiza a segunda edição do Gramado in Concert, evento que traz à Serra Gaúcha talentos nacionais e internacionais da música erudita. Os últimos detalhes já estão sendo acertados para o início da programação, e nessa terça-feira, 02, a imprensa gramadense foi convidada a conhecer mais detalhes da segunda edição do evento em um encontro no Master Premium Gramado, hotel oficial do II Gramado in Concert.

Com direção artística de Allan John Lino, Leandro Serafim e Linus Lerner, o evento surgiu, segundo a secretária de turismo de Gramado Rosa Helena Volk, da necessidade do município em ter um grande evento no mês de fevereiro. Ela aponta que o Gramado in Concert foi viabilizado graças à existência da Orquestra Sinfônica de Gramado, que deu a base para que a um evento dessa natureza pudesse ser idealizado.

Foto: Rafael Cavalli/ Divulgação

Também presente no encontro, o prefeito de Gramado Nestor Tissot salientou justamente a vocação musical da cidade, que, além da Orquestra Sinfônica, conta com a Orquestra de Violões e uma orquestra mirim. O próprio diretor artístico Leandro Serafim é outro exemplo: nascido em Gramado, hoje ele é professor titular da Universidade Federal do Ceará e doutorando em música. “São muitos os bons resultados que a música traz para a cidade. Abraçamos a ideia do Gramado in Concert confiantes em seu potencial. Ele ainda é um evento jovem, mas já podemos perceber a sua grande aceitação”, comentou Tissot.

Foto: Rafael Cavalli/ Divulgação

Além da realização do primeiro Concurso de Composição Erudita e da série de apresentações gratuitas em diversos pontos da cidade com talentos nacionais e internacionais (um dos destaques é a participação da prestigiada Orquestra Sinfônica do Sul do Arizona), Rosa Helena Volk destacou no encontro o forte viés pedagógico do Gramado in Concert. Este ano, são 230 alunos que participam de oficinas gratuitas com professores de currículos consagrados. Deste número, 80 são de Gramado, ampliando a identificação da cidade com o gênero musical. É a partir deste trabalho educacional que o Gramado in Concert forma a orquestra do evento, responsável por inúmeras apresentações e por executar a obra vencedora do Concurso de Composição Erudita.

A programação completa e mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.