/Gramado in Concert já possui troféu oficial

Gramado in Concert já possui troféu oficial

Fortalecendo a Serra Gaúcha como polo de discussão e produção cultural, além de colocar Gramado como referência no cenário da música erudita nacional e internacional, o Gramado in Concert chega a sua terceira edição com uma novidade: o Concurso de Música Erudita ganha um troféu oficial. Além do prêmio de R$ 5 mil e da viagem a Gramado para ver sua obra executada sob a regência do maestro internacional Linus Lerner, o vencedor agora também recebe um troféu cujo nome e concepção visual serão assinados por um artista e morador da cidade serrana. (Foto: Martina Belotto- Prefeitura de Gramado/ Divulgação)

Com o objetivo de se tornar um dos símbolos do evento, o troféu foi escolhido através de um concurso. A música erudita e clássica, aliada ao cenário turístico de Gramado, é o tema balizador para a criação. As propostas apresentaram harmonia com a temática do evento Gramado in Concert, bem como a vocação turística da cidade de Gramado. Apenas artistas e artesãos domiciliados na cidade de Gramado puderam participar do concurso. As obras e seus respectivos nomes foram julgadas por um júri composto por profissionais de turismo, cultura, educação e comunicação da Prefeitura de Gramado.
Na tarde do dia 23 de dezembro, a artista Débora Irion foi anunciada como vencedora do concurso. A escultura criada por ela possui 30 cm de altura e é composta por elementos simbólicos que se harmonizam esteticamente, formando a figura de uma pauta musical na posição vertical, culminando uma esfera com as características de dois símbolos da cidade de Gramado – sendo a hortênsia em dourado e, em esferas menores, a representação da neve em prateado.
“A verticalidade do troféu também se refere a postura de um maestro perante a regência de uma orquestra. O projeto que propus também foi inspirado na tese dos experimentos com o sonômetro que Pitágoras realizou com tanta convicção que a teoria da harmonia das esferas perdurou por muitos anos no período clássico”, diz Débora Irion, vencedora do concurso.

Foto: Martina Belotto- Prefeitura de Gramado/ Divulgação

A partir da próxima edição do evento, o troféu criado por ela será integrado ao concurso de composição erudita do III Gramado in Concert. O prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) será entregue durante a cerimônia de abertura do evento, dia 03 de fevereiro de 2017 à vencedora do concurso.