/Gramado terá Museu do Festival de Cinema

Gramado terá Museu do Festival de Cinema

Um Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 2010 pelo Ministério Público, Paróquia São Pedro, Município de Gramado e Andorra Participações, resultou na doação de uma área nobre no Centro de Gramado para a montagem do Museu do Festival de Cinema. A escritura da área de 584 metros quadrados, ao lado do Palácio dos Festivais, foi feita no final de julho e, agora, o município toma as providências legais para a instalação do museu que contará a história do maior festival de cinema do Brasil, que chega à sua 43ª edição.

A Andorra Participações – dos mesmos empreendedores da Colina S/A, que constrói um hotel com 150 apartamentos em Gramado, já havia doado, em 2011, R$ 45 mil para a área da cultura de Gramado. Posteriormente, o Conselho do Patrimônio Histórico decidiu que a verba seria utilizada nos trabalhos do Arquivo Histórico Municipal.

O promotor Max Guazzelli destaca a importância da criação do Museu do Festival de Cinema: “O Ministério Público entende que a área doada é uma grande contribuição à comunidade de Gramado e ao patrimônio público, sendo gratificante à Promotoria de Justiça poder contribuir para a memória do Festival de Cinema”.

Foto: Edison Vara-Agência Pressphoto/ Divulgação

 

Para a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, o museu será um dos atrativos mais visitados de Gramado. “Muitas vezes, o visitante fica frustrado por não poder entrar no Palácio dos Festivais. Agora, ele vai ter uma referência o ano inteiro”, comenta a secretária. “O museu será interativo e vai contar não só a trajetória do Festival, mas a história do cinema”, finaliza Rosa Helena.