Um Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 2010 pelo Ministério Público, Paróquia São Pedro, Município de Gramado e Andorra Participações, resultou na doação de uma área nobre no Centro de Gramado para a montagem do Museu do Festival de Cinema. A escritura da área de 584 metros quadrados, ao lado do Palácio dos Festivais, foi feita no final de julho e, agora, o município toma as providências legais para a instalação do museu que contará a história do maior festival de cinema do Brasil, que chega à sua 43ª edição.
A Andorra Participações – dos mesmos empreendedores da Colina S/A, que constrói um hotel com 150 apartamentos em Gramado, já havia doado, em 2011, R$ 45 mil para a área da cultura de Gramado. Posteriormente, o Conselho do Patrimônio Histórico decidiu que a verba seria utilizada nos trabalhos do Arquivo Histórico Municipal.
O promotor Max Guazzelli destaca a importância da criação do Museu do Festival de Cinema: “O Ministério Público entende que a área doada é uma grande contribuição à comunidade de Gramado e ao patrimônio público, sendo gratificante à Promotoria de Justiça poder contribuir para a memória do Festival de Cinema”.

Para a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, o museu será um dos atrativos mais visitados de Gramado. “Muitas vezes, o visitante fica frustrado por não poder entrar no Palácio dos Festivais. Agora, ele vai ter uma referência o ano inteiro”, comenta a secretária. “O museu será interativo e vai contar não só a trajetória do Festival, mas a história do cinema”, finaliza Rosa Helena.