80 mil pessoas já visitaram o Festival Internacional de Folclore

O 45º Festival Internacional de Folclore transformou a Serra Gaúcha no reduto cultural de diversas partes do mundo. Nova Petrópolis recebeu mais de 80 mil pessoas nos 10 primeiros dias do evento que une povos em uma grande festa de integração. O maior evento cultural da Serra Gaúcha prossegue até 30 de julho, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. A entrada é franca.

A segunda semana do 45º Festival Internacional de Folclore encerrou neste domingo, 23 de julho, e consagra, com sucesso, o evento que eleva a bandeira da diversidade. Apresentações folclóricas no palco principal, oficina de gastronomia e artesanato, jogos germânicos, integração entre folcloristas e público, Noites Culturais, Sarau da Diversidade e apresentações no Parque Aldeia do Imigrante foram atrações durante toda a semana.

O público, que lotou a Rua Coberta e Praça das Flores no último fim de semana, não poupou aplausos para grupos como Takina I Te Ahi, do Chile; Compañia Internacional de Danza Paipa, da Colômbia; Renacer Bailando, da Argentina e grupos folclóricos de Nova Petrópolis e outros Municípios.

Além das apresentações folclóricas que ocorrem no palco principal, o 45º Festival Internacional de Folclore oferece uma diversificada Feira de Artesanato com mais de 20 estandes que estão abertos diariamente, das 09h às 21h, até 30 de julho. Artigos do Peru, Equador, África, Bahia, entre outros, são comercializados na feira.

FOTO: Mauro Stoffel

Kartoffelküchelchen, bratwurst, e apfelstrudel são algumas das delícias encontradas na praça de alimentação do 45º Festival Internacional de Folclore. O tradicional chopp é uma excelente opção para acompanhar o bolinho de batata, o pão com salsicha alemã e a torta de maçã. São quatro espaços à disposição do público, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. A praça de alimentação está aberta diariamente, das 09h até o encerramento dos espetáculos no palco principal.

Novidade entre as opções gastronômicas deste ano, o cachorro-quente Frankfurt é feito com salsicha alemã, tipo Frankfurt, feita de carne suína defumada pré-cozida, crocante e suave. A iguaria leva, ainda, repolho refogado, cebola crocante, ketchup, maionese e mostarda escura.

O chopp artesanal, pilsen e dunkel, fabricado em Nova Petrópolis é uma das opções de bebida típica. Além disso, é possível comprar o caneco do evento, kits presenteáveis produzidos pela cervejaria e o chapéu típico alemão como souvenir do evento.

As Panelas da Diversidade, oficinas de gastronomia do Festival Internacional de Folclore, foram realizadas ao longo da última semana. Dia 17 de julho, integrantes dos Grupos da Terceira Idade de Nova Petrópolis ensinaram o público a preparar o tradicional bolinho de batata e a fazer a bebida spritzbier. No dia 21, integrantes do Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina, ensinaram os tradicionais Varenikes, uma receita ucraniana que passa de geração para geração.

No dia 22 de julho, o 3º Sarau da Diversidade reuniu os grupos argentinos Renacer Bailando e Ballet Ucraniano Roksolana, integrantes de grupos nacionais e comunidade na Biblioteca Pública. Os grupos apresentaram canções com mensagens de paz e sobre a realidade do país. A poeta Joana Ester Bonorino leu uma poesia aos presentes. A equipe da Biblioteca ofereceu uma prova dos tradicionais doces sagu e arroz de leite.

O tradicional Baile Infantil ocorreu sábado, 22 de julho, na Rua Coberta. Os pequenos folcloristas encheram o palco de alegria e graciosidade. Dezesseis grupos marcaram presença. Os jovens folcloristas também disputaram jogos germânicos, corrida do ovo e guaraná no caneco foram as provas. O 1º Volksfreundsfest – Baile de 25 anos do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis, de Vila Olinda também foi realizado dia 22 de julho. Além do grupo anfitrião, o evento contou com as apresentações dos grupos de Santa Catarina e da Colômbia.

FOTO: Mauro Stoffel

O palco do 45º Festival Internacional de Folclore segue repleto de atrações até dia 30 de julho, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. A programação é aberta ao público e tem entrada franca.

O 45º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento, que integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, conta com apoio de Rota Romântica, Banco do Brasil, Vértice Licenciamento e Gestão Ambiental e PD Eventos. É financiado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Pró-Cultura RS. O festival conta com o patrocínio de Piá, Dakota, Banrisul, Suibom, Sicredi e Brombatti.

Confira a programação completa do evento, acesse: http://www.festivaldefolclore.com.br/programacao.php. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br e www.facebook.com.br/festivaldefolclore.

Notícias relacionadas



Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Melhor do Sul - Copyrıght 2014. Todos os direitos reservados.