/Harmonizações para a Páscoa: Vinhos, Chocolates, Azeites

Harmonizações para a Páscoa: Vinhos, Chocolates, Azeites

O deslumbrante mundo da harmonização, onde a analise sensorial te leva a momentos únicos e especiais, para este final de semana especial: as dicas giram em torno da Páscoa, porém todo dia é dia de fazer harmonização com os mais diversos ingredientes. Delicie-se!

A Páscoa está chegando e o tradicional bacalhau toma conta da mesa dos brasileiros. Seja para acompanhar o peixe, apreciar com sobremesas e chocolates, ou até mesmo degustar como aperitivo, o vinho é sempre uma ótima opção. Além do vinho, o azeite certo para temperar o seu bacalhau, fará toda a diferença. Confira as dicas de rótulos que separamos para você não errar na harmonização.

O português Marquês de Borba Colheita branco, é um vinho de aromas de frutas cítricas com notas minerais com ótima acidez-Uma deliciosa combinação com aperitivos e pratos leves.

 O branco Tons de Duorum, também é um rótulo português, opção para quem busca um vinho fresco, ótimo para acompanhar entradas- É caracterizado pelas notas florais e minerais, com deliciosa acidez em boca.

Fresco, elegante e equilibrado, o Monsaraz Rosé, é um rótulo para quem gosta de vinhos frutados- Ele harmoniza perfeitamente com peixes grelhados, é leve e ideal para acompanhar seu almoço de domingo.

 Para os adoradores de vinhos tintos, o italiano Ceppaiano Alle Viole IGT Toscana, estagia 6 meses em barrica de carvalho francês. Possui sabores de frutas escuras e acidez suave- Vai muito bem com carnes grelhadas e queijos picantes.

Indicado para acompanhar pratos condimentados, o Forte Ambrone Rosso é macio, fresco e sedoso- É um vinho da belíssima Toscana, na Itália, marcado por aromas intensos de frutas vermelhas.

Para fechar a refeição em alto estilo ,ou acompanhar uma sobremesa à base de café, a indicação é o Justino’s Madeira 3 Anos. Esse português é um fortificado doce agradável, macio e equilibrado, com aroma elegante de frutos secos. Outra opção é o também português Porto Messias Ruby- um vinho fortificado com características jovens e frutadas, excelente harmonização com chocolates, dos trufados aos mais amargos.

Dicas de azeite extravirgem para a Páscoa

Saiba quais azeites harmonizam perfeitamente com pratos à base de bacalhau.

Os motivos de o bacalhau ser o prato da Semana Santa, na verdade, são mais comerciais que gastronômicos. No século XVI, o Vaticano, que era proprietário de uma grande frota bacalhoeira, viu seus armazéns lotados da iguaria porque a procura declinava. Para movimentar as vendas, decidiu proibir o consumo de carne vermelha durante a Semana Santa e incentivar a comercialização do bacalhau.

 Nem precisamos entrar no mérito de como a ideia deu certo e se perpetua até hoje. Além de delicioso, é um alimento saudável, rico em sais minerais, vitaminas e proteínas, e contém baixíssimos teores de colesterol e gordura. Por aqui, é a iguaria predileta na mesa dos brasileiros na semana da Páscoa.

 O que poucos sabem é que o segredo para um prato ainda mais saboroso é a escolha do azeite de oliva extravirgem. Por isso, selecionamos cinco produtos que irão acompanhar à perfeição, pratos com bacalhau, seja na preparação ou na finalização.

O italiano azeite de Oliva Extravirgem Paganini é perfeito para a elaboração de inúmeros pratos e tem um bico de peneira para auxiliar na medida. É uma opção fresca e aromática, com acidez de 0,5% que vai conferir o sabor ideal no preparo do bacalhau, tanto em lombo quanto desfiado.

 O azeite Grezzo Naturale Paganini, também da Itália, é elaborado com técnicas que remetem aos processos de produção antigos, fruto da primeira prensagem das melhores azeitonas.  Ele não é filtrado, então possui tonalidade verde oliva intensa com aspecto turvo. Tem um sabor marcante e uma pequena e agradável picância no final, excelente para a finalização de pratos à base de posta de bacalhau.

 O português azeite de Oliva Extravirgem Monsaraz é delicado e de qualidade superior. Com aroma suave e fresco de amêndoas, e coloração amarelo dourado, ele é ideal para ser utilizado em saladas, peixes grelhados e na elaboração de pratos à base de bacalhau desfiado.

Produzido em Estremoz, sudeste de Portugal, o azeite Oliveira Ramos Premium Extravirgem é muito elegante e delicado. Possui aromas intensos de azeitonas verdes, notas de maçã, frutos secos e folhas de oliveira. A acidez máxima é de 0,2%. Uma escolha saborosa e sofisticada para finalizar pratos à base de lombo de bacalhau.

Da Espanha, a sugestão é o azeite Marqués de Tomares, elaborado com azeitonas Arbequina de oliveiras centenárias. De produção artesanal e extremamente limitada, apresenta a baixíssima acidez de 0,12%. Um espetáculo para a finalização dos pratos típicos da época.

Chocolates que não podem faltar

Já na linha de chocolates, as opções são infindáveis, e a mais antiga marca de chocolates artesanais do Brasil é também uma das mais inovadoras. Além de produtos diferenciados como o Clube do Chocolate (plano de assinatura mensal para receber produtos em casa) lançado no ano passado, a inovação também pode ser vista no desenvolvimento de novas linhas e processos que exigem pesquisa da equipe de produção.

A linha de Páscoa conta com cinco ovos inspirados na Itália, além de chocolates deliciosos e combinações bem brasileiras. A Prawer seleciona os melhores ingredientes, assinatura de qualidade já característica da marca, e ousa em harmonizações inusitadas como caramelo, bergamota e outras iguarias, mas também aposta na lendária combinação de chocolate, pistache e avelãs em diferentes apresentações. A linha de Páscoa ainda tem bombons, trufas, drágeas e, claro, o coelho, astro da temporada. As texturas e composições cheias de personalidade são elaboradas para surpreender os paladares mais exigentes, e o cuidado com os detalhes ,que inicia na receita e segue até a apresentação final do produto, completa a sofisticação e o bom gosto da marca que é referência.

Conheça as opções da Prawer para esta Páscoa:

OVO CARAMÉLISÉ & BERGAMOTA

Combinação harmônica entre o caramelizado e as notas cítricas das casquinhas de bergamota em raspas, incorporadas à massa de chocolate dourada. No recheio, drágeas de castanhas-do-pará cobertas com a massa Caramélisé e finas casquinhas de bergamota.

OVO TRUFADO GIANDUIA

Ganache lisa com as avelãs maceradas, incorporadas ao chocolate meio amargo 52% cacau. A ganache gianduia recheia a casquinha, dando cremosidade à fina camada de chocolate. A pasta de avelã é macia, perfumada e enriquece as notas de cacau do chocolate.

OVO GIANDUIA

A casquinha do ovo é recheada de ganache de chocolate ao leite. O sabor é de inspiração italiana, mas as rústicas avelãs torradas e seladas com uma fina camada de açúcar são de inspiração francesa. Essas avelãs levemente cristalizadas, surgem na decoração do ovo, dando uma nota de caramelo para o chocolate ao leite, que se funde à ganache formando uma textura única.

OVO MOUSSE BERGAMOTA

O sabor cítrico da bergamota encontra no chocolate branco a superfície ideal para destacar seu perfume, presente nos óleos essenciais que estão na casca de sabor levemente ácido. A mousse perolada contendo geleia de bergamota e suas casquinhas recheia o chocolate branco revelando um sabor inesperado e cheio de personalidade.

OVO TRUFADO PISTACHE

É recheado com ganache de pistache macia e aromática, proveniente da tradicional oleaginosa das receitas italianas, que é coberta por fina camada de chocolate Dark 73% cacau. O contraste das cores da massa dark com o recheio , encanta e desperta o interesse por essa experiência sensorial.

OVO DARK

Ovo de chocolate amargo 73% cacau recheado com drágeas de banana orgânica.

OVO DIET

Ovo de chocolate ao leite diet recomendado para dietas com ingestão controlada de açúcares.

LATA BOMBONS SORTIDOS

Lata contendo seis unidades com truffel ao leite e truffel branco.

OVO AO LEITE

Ovo de chocolate ao leite recheado com drágeas de flocos cobertas com chocolate ao leite.

OVO BRANCO

Ovo de chocolate branco com drágeas de flocos cobertas com chocolate branco.

PLACA OVO FELIZ PÁSCOA

Placa de chocolate ao leite em formato de ovo, com coelho de chocolate branco caramelizado.

COELHO BRANCO E COELHO AO LEITE

Coelho de chocolate branco e coelho de chocolate ao leite.

OVO MACIÇO

Ovo maciço de chocolate ao leite.

CENOURA FLOCOS MISTO

Drágeas de flocos cobertas com chocolate ao leite e chocolate branco.

Foto de capa: FreePik.com

Fotos de vinhos e azeites: decoração

Fotos Prawer: João Ricardo