/Homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio em Canela

Homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio em Canela

A cidade de Canela reúne todos os anos milhares de devotos de Nossa Senhora de Caravaggio para participarem das atividades em homenagem a Santa. Neste ano, na sua 56ª edição, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e a comissão festeira do evento prepararam uma intensa programação. (Foto: Diego Santos – EstratégiaComunicação / Divulgação)
O Pároco Varnei Hinterholz relata que as atividades iniciam em 8 de maio, dia das mães, com a Cavalgada da Fé, que em anos anteriores era realizada no dia 1º de maio. “Os cavalarianos prestarão uma homenagem às mães e a Nosssa Senhora” ponderou o padre.
Nesta data, cavalarianos de CTGs e piquetes de laçadores da região, irão percorrer sete quilômetros, partindo da Catedral de Pedra em direção ao Santuário de Caravaggio, no Parque do Saiqui. No local, acontece a Missa campal e almoço com comida caseira.
No dia 26 de maio – Dia de Nossa Senhora de Caravaggio e feriado municipal, será realizado a Romaria a Pé, em que milhares de devotos participam da procissão. O Padre Varnei explica que neste dia acontece também a grande solenidade de Corpus de Christi, com translado do Santíssimo até a cripta da Igreja que está sendo construída no Santuário. “Teremos uma movimentação muito grande neste dia, em que a Missa campal será celebrada pelo Bispo Dom Zeno Hastenteufel”.
Em 27 de maio, acontece uma programação que é novidade este ano: a Procissão Luminosa, celebrada nos arredores do Santuário e tendo a celebração na cripta da Igreja que vem sendo construída. “ Serão momentos de reflexão” enfatiza Padre Varnei
A Romaria de Jovens, no dia 28 de maio, também é marcada pela Jornada Diocesana de Juventude, ocasião em que jovens e crianças a pé e de bicicleta saem em procissão seguindo a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, com cânticos, orações e reflexões, numa linguagem adequada ao público deste dia. Na chegada da Romaria, o Bispo Diocesano Dom Zeno Hastenteufel e padres de várias paróquias, juntamente com as crianças da catequese e milhares de fiéis recepcionarão os romeiros que participam da Missa campal, almoço e de diversas atividades ao longo do dia. “Se percebe que a cada ano a Jornada Diocesana reúne mais jovens que querem um encontro com Cristo” comenta o Pároco, otimista com as atividades.

Encerrando as festividades, no domingo, 29 de maio, a Romaria Motorizada, quando os veículos partem da Catedral de Pedra em direção ao Santuário de Caravaggio onde recebem a benção e são recepcionados com Missa campal.
Visitas as comunidades
Como acontece anualmente, a Comissão Organizadora da Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio visitas as comunidades de Canela, a fim de divulgar o evento e promover momentos de fé e reflexão.
A programação inicia dia 6 de abril, com missa às 19h30min, no Santuário no Parque do Saiqui e o encerramento será no dia 1º de maio, às 15h, com Missa do Trabalhador na Igreja Matriz.

Foto: Diego Santos – EstratégiaComunicação / Divulgação

Novena de Caravaggio
Com o tema “Missiericórdia” as novenas acontecem a partir de 12 de abril às 19h30min, na Igreja Matriz. Neste primeiro encontro o o Bispo Diocesano Dom Zeno Hastenteufel será o celebrante.
Divulgação do evento

Agende-se
8/5 – Cavalgada da Fé
26/05 – Romaria a pé
27/05 – Procissão luminosa nos arredores do Santuário (à noite)
28/05 – Romaria jovem e Jornada Diocesana da Juventude
29/05 – Romaria motorizada