/III Gramado in Concert começa na sexta-feira

III Gramado in Concert começa na sexta-feira

O Gramado in Concert começa sua terceira edição pronto para contar novas histórias. Duzentos e oitenta e três, especificamente. Esse é o número de alunos que chegam à Serra Gaúcha a partir desta sexta-feira, 03, para apreciar não apenas a programação de alto nível do evento gramadense que se espalha por pontos emblemáticos da cidade como a Rua Coberta e o Lago Negro, mas, principalmente, para aprender. Todos eles, mediante inscrição e avaliação do evento, participarão de oficinas diárias que se dividem em 20 modalidades musicais, do violino ao fagote, passando por eufônio, regência, canto e oboé, entre outros. “Para um aluno de música, participar de um festival como o Gramado in Concert é uma injeção de ânimo, pois, através das oficinas, a programação proporciona uma verdadeira imersão na vida de um músico de orquestra. Agregue a isto o cenário da cidade de Gramado e seu histórico na criação de grandes eventos. Não podia dar errado!”, avalia o diretor artístico do evento Leandro Serafim. (Foto: Rafael Cavalli/ Divulgação)
Nascido em Gramado, onde teve seu primeiro contato com a música na banda da Escola Municipal Senador Salgado Filho, Serafim não esconde a alegria com o crescimento da procura pelas oficinas do evento. Comparado a primeira edição, o Gramado in Concert aumentou em 76% o número de alunos selecionados para seu projeto pedagógico. “Tendo por base o resultado das avaliações realizadas por alunos nas edições anteriores, podemos dizer que a ampliação se dá pela qualidade do que foi feito até então. Felizmente Gramado também assumiu a realização do evento superando qualquer barreira que se interpôs, mesmo diante da mudança de gestão tudo foi feito para que tivéssemos um Gramado in Concert ainda melhor e maior”, avalia. O corpo docente que conduz os alunos nessa viagem musical acompanhou o ritmo de crescimento: hoje são 27 professores comandando as oficinas em comparação aos 17 da primeira edição, muitos deles de nível internacional como o norte-americano Brett Deubner (viola), o coreano Edwin So Kim (violino) e o britânico Peter Hemsley Apps (oboé).
Além das oficinas, os alunos do Gramado in Concert participam diariamente de práticas de orquestra. Quando o evento se aproxima do final, é a vez deles subirem ao palco e apresentarem o resultado das práticas realizadas ao longo do evento. “Estes são momentos únicos, aguardados não só pelos alunos mas também por todo público que nos prestigia”, conta Serafim. O diretor artístico, que hoje mora em Quebec, no Canadá, onde realiza pesquisa e faz Cotutela de Doutorado na Université Laval, um dia já esteve no lugar desses alunos, e diz que a experiência foi decisiva para a sua formação: “Durante minha carreira como músico erudito fiz 12 festivais como aluno e cada um deles teve extrema importância em meus estudos, além de possibilitarem minha qualificação prática, me fizeram ver novos horizontes que foram me direcionando para onde estou hoje”.

Foto: Rafael Cavalli/ Divulgação

Agora sendo um dos responsáveis por coordenar a profissionalização de jovens talentos e tornar realidade o sonho de deixar um importante legado cultural para a Serra Gaúcha, Leandro Serafim já olha com orgulho para o que o evento realizou até aqui: “Gramado in Concert é feito de parcerias que deram muito certo, e os alunos veem isso na forma como conduzimos todas as atividades, isto tem feito com que grande porcentagem esteja pela terceira vez conosco. Gramado inspira música!”.

Foto: Rafael Cavalli/ Divulgação

Lembrando que a terceira edição do Gramado in Concert começa nesta sexta-feira, 03, às 20h, na Rua Coberta, com o Concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do Maestro Linus Lerner e com participação dos solistas Edwin So Kim e Brett Deubner. A programação completa está no site www.gramadoinconcert.com

Foto: Rafael Cavalli/ Divulgação

Serviço
III Gramado in Concert – Festival Internacional de Música
De 03 a 12 de fevereiro, em diversos pontos de Gramado
Programação inteiramente gratuita
Horários, locais e mais informações no site www.gramadoinconcert.com