/III Simpósio Internacional de Escultores

III Simpósio Internacional de Escultores

image
(Foto: Divulgação)

Bento Gonçalves receberá de 24 de outubro a 9 de novembro de 2014 a 3ª edição do Simpósio Internacional de Escultores, um evento idealizado e organizado pelo Instituto Tarcísio Vasco Michelon. Um encontro com a arte, realizado ao ar livre, na Fundaparque em Bento Gonçalves, com entrada franca.

O evento chega em 2014 a sua III edição. Este projeto, com foco totalmente cultural é viabilizado a partir das atividades desenvolvidas pelo Instituto Tarcísio Michelon (ITM), que atua fortemente no desenvolvimento do turismo em Bento Gonçalves, bem como no desenvolvimento social – este último representado pelo projeto cultural de música, que atualmente projeto atende mais de 300 crianças e jovens dos bairros de vulnerabilidade social de Bento Gonçalves com aulas de instrumentos de sopro, cordas, percussão, bateria, técnica vocal e teoria musical.

image
(Foto: Divulgação)

O Simpósio Internacional de Escultores reúne um grupo de 10 escultores de importância mundial durante 17 dias para realizarem 10 obras em pedra. O evento é aberto à visitação de artistas e de público em geral, que poderão acompanhar de perto as fases de criação das obras, conhecer as experiências artísticas dos escultores, interagir com eles em uma fértil troca de visões da arte e de vivências. O evento coloca a cidade de Bento Gonçalves no cenário nacional e internacional, devido à representatividade dos escultores convidados. Para a edição de 2014, o Diretor Artístico designado é o escultor costarriquenho Aquiles Jiménez.

A frente das três edições do Simpósio, Sr. Tarcísio Michelon – diretor superintendente da Rede de Hotéis Dall’Onder e presidente do ITM – comenta “O simpósio de internacional de escultores de Bento Gonçalves é uma iniciativa que faz parte da filosofia de mostrarmos para o turista que nos visita e também para a nossa comunidade local, os nossos talentos culturais e nesse caso, o talento pelas esculturas, que é uma arte milenar. Nós temos um grande expoente neste tipo de arte em Bento Gonçalves que é o João Bez Batti”.

Para Tarcísio, o Simpósio “representa a criação em Bento Gonçalves de mais um grande atrativo na área cultural, uma vez que todo o turismo em Bento Gonçalves é baseado na área cultural”. Ele traz como exemplos o roteiro Caminhos de Pedra, as vinícolas da região, que em sua maioria se localizam no interior, onde ele aponta que a cultura italiana é mais presente e preservada.  A arte em pedra, ponto alto do Simpósio, “é a manifestação de arte através da escultura é também uma forma de evolução da nossa gente, no sentido de aproveitar a nossa pedra – que é o basalto”, comenta Tarcísio. Contextualizando, Tarcísio justifica: “O basalto faz parte da história e serviu para os índios fazerem as pontas de flechas; depois aos nossos antepassados – os imigrantes italianos – para construção de suas casas; e agora a utilização deste material eterno – a pedra – para a arte”.

image
(Foto: Divulgação)

Além disso, Tarcísio fala sobre o futuro do projeto: “O objetivo deste trabalho é desenvolver cada vez mais o conceito cultural do nosso destino, e agora com reconhecimento e respeito internacional. O Simpósio é uma oportunidade para nós desenvolvermos outras áreas e projetos, como por exemplo, para fomentar também o surgimento de artistas neste campo aqui em Bento Gonçalves. Um dos grandes objetivos deste projeto é a criação – com as obras de artes que são concluídas – do parque de internacional de Esculturas dos Caminhos de Pedra, um atrativo de caráter permanente. Enquanto o simpósio ocorre uma vez por ano, o parque irá atrair turistas internacionais para Bento Gonçalves o ano inteiro. O Simpósio de Escultores e o Parque de Esculturas esta para Bento Gonçalves assim como Inhotim está para Minas Gerais”.

Artistas convidados para a edição de 2014:

Jorge De Santiago, México
Kemal Tufan, Turquia
Márcia de Bernardo, Brasil
Michail Vouzounerakis, Grécia
Petre Petrov, Bulgária
Pablo Yactayo, Peru
Remigio Davila, Espanha
Sestilio Burattini, Itália
Tzeitel Hernández, Costa Rica
Yoshin Ogata, Japão