/Inicia hoje o Dia do Vinho

Inicia hoje o Dia do Vinho

image

Fotos: Gilmar Gomes

Já foi mais complicado. E no que depender da programação do Dia do Vinho 2014, o futuro será deliciosamente descontraído. Fenômeno que cresce em todo o mundo, a curiosidade de aspirantes a gourmets e sommeliers se reflete na multiplicação de cursos de degustação e refeições harmonizadas durante o período do evento, entre 23 de maio e 1º de junho. Com variantes, inclusive: depois de vinhos, espumantes e sucos de uva, agora a grappa e a cachaça surgem no roteiro. Entre tantas opções, algumas sob agendamento, o destaque fica pela diversidade.

Só em Antônio Prado, por exemplo, município de 13 mil habitantes, há três jantares harmonizados previstos. Além da refeição, a Cave Casa do Imperador oferece curso básico de degustação, nos dias 23 e 30 de maio. E no dia 29, a Nostra Cantina recebe a combinação de cálices e pratos da Confraria do Vinho.

image

Bento Gonçalves traz uma novidade: mini curso de degustação gratuito de cachaça, com foco na análise sensorial de destilados – é o que anuncia a Casa Bucco para todo o período de Dia do Vinho. A cachaçaria debruçada nas ribeiras do rio das Antas também trabalha com grappa, bebida que os imigrantes italianos elaboravam a partir do bagaço da uva.

Do outro lado do município, no Vale dos Vinhedos, dia 24, o Hotel & Spa do Vinho Caudalie orienta uma degustação vertical – aquela que um mesmo rótulo, no caso o VE, das vinhas do próprio hotel, é apreciado em versões de diferentes safras. E no dia 30 apresenta a palestra Merlots do Mundo.

Em Flores da Cunha, a Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF) será palco de um curso de degustação gratuito e exclusivo para mulheres, no dia 28.

image

Já em Garibaldi possivelmente estejam alguns dos exemplares mais inventivos do calendário. A clássica imagem da degustação de olhos vendados poderá ser experimentada na prática dia 29, na Cave Acordes, da Cooperativa Vinícola Garibaldi. E na Vinícola Peterlongo, além dos jantares harmonizados, estão previstos cursos de degustação harmonizados com queijos e espumantes durante todo o período de Dia do Vinho – sob agendamento.

Para completar, em Porto Alegre, ao longo da Feira do Vinho, na Usina do Gasômetro, de 28 de maio a 1º de junho, também estão previstas degustações comentadas e palestras.