/Iniciam os preparativos para o 7° Festival de Cultura e Gastronomia

Iniciam os preparativos para o 7° Festival de Cultura e Gastronomia

Com o slogan “A arte de cozinhar valorizando a comida do lugar”, um dos eventos gastronômicos mais importantes do país começa a tomar forma em Gramado, isso porque a 7° edição do Festival de Cultura e Gastronomia foi pauta de uma importante reunião entre a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes regional hortênsias e Gramadotur, autarquia que fomenta o turismo da cidade serrana de Gramado.

Mais uma vez a Gramadotur encabeça a realização do evento e a Abrasel vem como co-realizadora, repetindo o que ocorreu em 2014. Durante o encontro, que aconteceu na tarde de terça-feira (19), no Expogramado, as duas entidades alinharam ações, baseando-se em pontos positivos e negativos quanto a última edição do evento buscando inovar, ampliar e melhorar o formato do mesmo.

Órgão representativo da rede gastronômica da região, a Abrasel Hortênsias deu sugestões baseadas na visão dos restauranteiros que se envolvem diretamente com o Festival. Uma das sugestões foi a mudança do período de sua realização, de 1° a 11 de outubro para 2 a 12 de outubro de 2015. Outra sugestão que foi bem aceita pela Gramadotur dá conta da disposição dos estandes dos expositores, que neste ano deverão retornar às laterais da Rua Coberta.

Neste ano deverá acontecer dois festins (e não mais seis), buscando fortificar estes dois momentos de confraternização. O Tour Gastronômico também deverá passar por modificações quanto a sua realização – surgiu a ideia da realização de um único Tour com a participação de todos os restaurantes.

A função social do evento também foi pauta da reunião. A mesma ainda não foi definida, mas as entidades estarão formatando uma ação social que deverá reverter recursos para uma entidade do município. Outra ideia em pauta que deverá criar forma, foi a vinda de chefs das cidades co-irmãs de Gramado: Maldonado (Uruguai), Puerto Varas (Chile), Levico-Terme (Itália), Hangra do Heroísmo e Óbidos (ambas de Portugal). O Festival contará, como em anos anteriores, com atrações culturais/musicais, workshops, oficinas, corrida de garçons, concurso de melhor chef, entre outras atividades que compõem o evento.

“Foi uma reunião muito produtiva que contou com presença massiva de representantes de nossa gastronomia, dando mais força ao evento. A base do Festival é a rede gastronômica da cidade. A união entre a Gramadotur e Abrasel é fundamental para que o evento seja sucesso. Fizemos algumas colocações construtivas e sugerimos algumas mudanças que vem para a melhora do evento. Nada é definitivo, mas as ideias levantadas, com certeza, irão engrandecer o Festival. Ainda teremos outras reuniões para alinhamento de trabalho quando bateremos o martelo quanto a outras decisões”, finaliza o Presidente da Abrasel Hortênsias, Idacir Cardoso.