/Inscrições abertas para o Gramado Film Market – Conexões

Inscrições abertas para o Gramado Film Market – Conexões

Já estão abertas as inscrições para o Gramado Film Market – Conexões, o mais novo espaço de aproximação de talentos do Festival de Cinema de Gramado. Com ênfase na força da linguagem audiovisual e suas novas dimensões, o projeto surge como um evento focado nos pontos cruciais da atividade, no gargalo de escoamento e nas parcerias nacionais e internacionais. (Foto: Longa brasileiro “O matador”. Crédito: Divulgação).

Durante dois dias (24 e 25 de agosto), o Gramado Film Market apresenta uma programação intensa e diversificada, que conta com a presença marcante do Canadá, país convidado de honra do 45º Festival, e apresenta painéis temáticos e workshops, com participação através de inscrições prévias. As inscrições podem ser feitas nos formulários disponíveis no site oficial do festival (www.festivaldegramado.net), onde também está disponível a programação completa do Gramado Film Market.

Conheça os jurados do 45º Festival de Cinema de Gramado

A responsabilidade de escolher os melhores filmes em competição do 45º Festival de Cinema de Gramado agora está nas mãos de 26 profissionais do audiovisual e da imprensa. Confira quem terá voto decisivo na escolha dos vencedores em todas as mostras deste ano:

Longas brasileiros

– Cacá Diegues, cineasta (presidente de honra)
– Alfredo Calvino, distribuidor
– Bárbara Paz, atriz, diretora e produtora
– Edu Felistoque, cineasta
– Katia Adler, produtora e diretora
– Miguel Barbieri Jr., jornalista e crítico de cinema

Foto: Longa brasileiro “Como nossos pais”. Crédito: Divulgação

Longas estrangeiros

– Alquimia Peña, pesquisadora e gestora cultural
– Isaac León, professor e crítico de cinema
– Patricia Primón, pesquisadora e palestrante
– Pedro Zurita, distribuidor e programador
– Verónica Perrotta, atriz e dramaturga

Foto: Longa estrangeiro “Pinamar”. Crédito: Divulgação

Curtas brasileiros

– Germano Pereira, ator
– Gustavo Spolidoro, cineasta
– Marta Machado, produtora e professora
– Tula Anagnostopoulos, montadora e pesquisadora
– Vera Zaverucha, consultora, professora e palestrante

Foto: Curta gaúcho “1947”. Crédito: Divulgação

Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas

– Alziro Barbosa, diretor de fotografia
– Geraldo Veloso, cineasta, pesquisador e professor
– Izabela Cribari, documentarista
– João Campos, ator
– Lara Lima, cineasta

Foto: Curta gaúcho “Gestos”. Crédito: Divulgação

Júri da Crítica

– Cecília Barroso
– Cristiano Aquino
– Danilo Fantinel
– Juan Pablo Cinelli
– Suyene Correia Santos

Foto: Longa estrangeiro “Los niños”. Crédito: Divulgação

Programação paralela apresenta cinco filmes na Mostra Gaúcha

Além de exibir 18 curtas-metragens em competição no Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, o Festival de Cinema de Gramado segue valorizando a produção local com exibições hors-concours na programação paralela de sua 45ª edição. Outros cinco filmes realizados no Rio Grande do Sul serão apresentados, fora de competição, nos dias 21 e 22 de agosto no teatro Elisabeth Rosenfeld (Rua São Pedro, 369 – Centro), com sessões às 14h e 16h. São eles: “A Liga dos Canelas Pretas”, de Antônio Carlos Textor; “O Caso do Homem Errado”, de Camila de Moraes; “Som Sem Sentido”, de Gabriela Bervian; “Substantivo Feminino”, de Daniela Sallet e Juan Zapata; e “Todos”, de Luiz Alberto Cassol e Marilaine Castro da Costa. Confira os dias e horários da Mostra Gaúcha:

Foto: Longa estrangeiro “La ultima tarde”. Crédito: Divulgação

21 de agosto, segunda-feira

14h – “Todos”
16h – “O Caso do Homem Errado”

22 de agosto, terça feira

14h – “Som Sem Sentido” e “A Liga dos Canelas Pretas”
16h – “Substantivo Feminino”

Diretor e elenco de “João, o Maestro” comentam suas experiências com o filme que abre a programação de longas do Festival

É com inspiração na trajetória do brasileiro João Carlos Martins, um dos maiores pianistas do mundo, que Mauro Lima escreveu o roteiro e dirigiu “João, o Maestro”, o longa de abertura do 45º Festival de Cinema de Gramado. “O filme foca na compulsão e na paixão do João Carlos pela música, pelo piano, e no quanto ele lutou para superar todas as dificuldades que teve pelo caminho”, comenta Mauro Lima. Cerca de 100 profissionais atuaram na produção do filme

Foto: Longa “João, o Maestro”. Crédito: Divulgação

Detalhes pouco conhecidos da vida do maestro como o primeiro concerto internacional, a relação com as mulheres, a compulsão e o perfeccionismo em relação à música são retratados no filme. “Receber uma homenagem como essa, ainda vivo, é uma das maiores emoções da vida. Eu confiei plenamente no Mauro para contar a minha história. Só compareci ao set para acompanhar as cenas que envolviam a música”, comenta João Carlos Martins.

Foto: Longa “João, o Maestro”. Crédito: Divulgação

O filme traz Alexandre Nero, Rodrigo Pandolfo e Davi Campolongo como João Carlos Martins em fases distintas de sua vida. “Eu não acreditei quando fui escolhido para esse papel. O João na juventude era um monstro. A técnica que ele tinha no piano era impressionante!”, comenta Rodrigo Pandolfo, que faz o músico na juventude. Alexandre Nero interpreta um João Carlos mais maduro. “As pessoas aqui no Brasil não conhecem a história do João. É um prazer imenso poder contar isso. O João é um brasileiro que todo mundo precisa conhecer”, diz Alexandre Nero.
“João, o Maestro” será exibido no dia 18 de agosto, a partir das 19h, no Palácio dos Festivais.

Foto: Longa “João, o Maestro”. Crédito: Divulgação

Festival de Cinema de Gramado

www.festivaldegramado.net
facebook.com/festivaldecinemadegramado
Twitter: @cinemadegramado
Instagram: @festivaldecinemadegramado
YouTube: https://www.youtube.com/festivaldegramado