/Jardinagem Ecológica e Cultivo de Flores Comestíveis são tema de oficinas em Nova Petrópolis

Jardinagem Ecológica e Cultivo de Flores Comestíveis são tema de oficinas em Nova Petrópolis

image

Os workshops que ocorrem neste sábado, dia 14 de setembro. As inscrições para estas oficinas encerram no dia 12 de setembro, próxima quinta-feira, e devem ser feitas pelo site www.novapetropolis.rs.gov.br/festivaldaprimavera ou na Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, pelo telefone (54) 3281-1222. As oficinas integram a programação do 3º Festival da Primavera – Frühlingsfest, que ocorre de 11 a 20 de outubro, na Rua Coberta, em Nova Petrópolis.

A agenda de oficinas confirmadas para a edição 2013 terão ainda como temas: Composição e Plantio de Vasos e Floreiras; Projeto, Desenvolvimento e Valorização de Jardins; e Jardins Filtradores serão os cursos oferecidos no período de 14 de setembro a 19 de outubro. 

JARDINAGEM ECOLÓGICA

DATA: 14 de setembro

HORÁRIO: 09h

MINISTRANTE: Maiquel Scherer

LOCAL: Moinho Rasche

INVESTIMENTO: R$ 50

INSCRIÇÕES: ATÉ O DIA 12 DE SETEMBRO

DESCRITIVO:

Jardinagem é a rotina de fazer a manutenção de um jardim para que permaneça em seu estado previsto no planejamento inicial ou na sua melhoria quando necessário. Fazer jardinagem ecológica significa respeitar a natureza das plantas, dos animais, micro fauna e minerais para que sua interação promova saúde, bem estar e beleza. O jardim é um ecossistema e o jardineiro é o responsável pela gestão de um sutil equilíbrio entre os elementos que o compõe resultando em qualidade de vida para quem aprecia este espaço ajardinado. Em uma aula teórica e prática teremos contato direto com a natureza aprendendo a interpretá-la e cuidar para que prevaleça o equilíbrio ambiental e a estética desejada em um jardim. Os participantes poderão conhecer e praticar técnicas simples e eficazes de manejo de áreas ajardinadas de forma racional e ambientalmente corretas.

CULTIVO DE FLORES COMESTÍVEIS

DATA: 14 de setembro

HORÁRIO: 13h30min

MINISTRANTE: Alice Prestes

LOCAL: Moinho Rasche

INVESTIMENTO: R$ 20

INSCRIÇÕES: ATÉ O DIA 12 DE SETEMBRO

DESCRITIVO:

O uso de flores na alimentação requer conhecimento e cuidados específicos. Nesta oficina a ASCAR/EMATER-RS abordará informações básicas para o cultivo dessas flores, tais como a identificação de espécies recomendadas e sua época de cultivo, preparação dos canteiros e/ou floreiras, forma de multiplicação das plantas, tratos culturais e cuidados pertinentes para uma boa produção.

Foto: Divulgação