Dirigentes da UTT Mercocidades reunidos em Foz do Iguaçu lançam instituto para operacionalizar projetos turísticos de integração regional no Mercosul (Foto: Divulgação)
A Unidade Temática Turismo (UTT) da Mercocidades lançou ontem, 18, em reunião extraordinária, a criação do Instituto de Turismo Mercocidades (ITM). O encontro da UTT integra a programação do 10º Festival de Turismo das Cataratas, evento oficialmente aberto nessa quarta-feira, 17, e que segue até amanhã em Foz do Iguaçu, Paraná.
A nova organização, que teve seus estatutos apresentados no encontro, é considerada uma ferramenta estratégia para o crescimento e fortalecimento do turismo receptivo na esfera do Mercosul nos próximos anos. A estrutura do ITM segue o modelo adotado pela Rede Mercocidades: contará com uma direção política, que será eleita em novembro quando a UTT realizará seu Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades, e uma secretaria técnica executiva permanente, cuja sede será Porto Alegre (RS), cidade que coordenava a UTT quando a criação do ITM começou a ser idealizada, em 2012.

Serão funções do ITM fortalecer ações vinculadas à promoção, a articulação regional da oferta de produtos e serviços e a produção de estatísticas regionais para o desenvolvimento de indicadores que orientem os processos de tomada de decisões. Além disso, como figura jurídica o ITM possibilitará a captação de recursos destinados viabilização dos projetos. A formação do instituto prevê um modelo com participação de associações empresariais, cuja meta é continuar com o desenvolvimento, atualização e facilitação dos projetos da Unidade Temática de Turismo, assim como as novas iniciativas de integração regional entre os governos locais sul-americanos.