/Lançado Instituto de Turismo Mercocidades

Lançado Instituto de Turismo Mercocidades

Dirigentes da UTT Mercocidades reunidos em Foz do Iguaçu lançam instituto para operacionalizar projetos turísticos de integração regional no Mercosul (Foto: Divulgação)

A Unidade Temática Turismo (UTT) da Mercocidades lançou ontem, 18, em reunião extraordinária, a criação do Instituto de Turismo Mercocidades (ITM). O encontro da UTT integra a programação do 10º Festival de Turismo das Cataratas, evento oficialmente aberto nessa quarta-feira, 17, e que segue até amanhã em Foz do Iguaçu, Paraná.

A nova organização, que teve seus estatutos apresentados no encontro, é considerada uma ferramenta estratégia para o crescimento e fortalecimento do turismo receptivo na esfera do Mercosul nos próximos anos. A estrutura do ITM segue o modelo adotado pela Rede Mercocidades: contará com uma direção política, que será eleita em novembro quando a UTT realizará seu Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades, e uma secretaria técnica executiva permanente, cuja sede será Porto Alegre (RS), cidade que coordenava a UTT quando a criação do ITM começou a ser idealizada, em 2012.

image
A reunião integrou a 10ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, na foto, Marcos Labanca durante a solenidade de abertura do evento (Foto: Divulgação)

 

Serão funções do ITM fortalecer ações vinculadas à promoção, a articulação regional da oferta de produtos e serviços e a produção de estatísticas regionais para o desenvolvimento de indicadores que orientem os processos de tomada de decisões. Além disso, como figura jurídica o ITM possibilitará a captação de recursos destinados viabilização dos projetos. A formação do instituto prevê um modelo com participação de associações empresariais, cuja meta é continuar com o desenvolvimento, atualização e facilitação dos projetos da Unidade Temática de Turismo, assim como as novas iniciativas de integração regional entre os governos locais sul-americanos.