/Malbec Day!!!

Malbec Day!!!

A queridinha da Argentina na realidade é francesa. Mal vista na França, ela fez fama e dominou o território dos Hermanos. A produção no País chega a quase 90% desta casta.

Falou Malbec é a Argentina que vem à cabeça. Mas isto, não é que seja um mal entendido, na verdade é uma uva francesa que nasceu na região de Cahors – sudeste da França , e também tem presença em Bordeaux. Mas foi na Argentina que ela encontrou excelentes condições. Mas por muitos anos, ela foi plantada na França, porém ,depois da filoxera (a praga que devastou a maioria dos parreirais da Europa,) ela passou a ser vista como uma casta frágil. Em 1956 após uma geada histórica, os produtores , viram neste momento, uma boa oportunidade para substitui-la pela Merlot, por ter uma safra mais regular.

Depois de ser escanteada no seu país de origem, a Argentina fez um golaço com ela , e hoje é um dos carros chefes do País, inclusive os vinhos ícones. A história conta que ela chegou lá em 1868, através do agrônomo Francês Michel Pouget, além da Malbec, ele levou outras castas para testar no terroir medoncino , mas logo foram descartadas.

A Malbec é uma uva tinta com taninos bem pronunciados e harmoniza muito bem com as carnes vermelhas, bem como o famoso churrasco argentino. Tem uma casca grossa, e quando cultivada em clima quente e seco ,produz um vinho de cor violeta escuro, quase negro , com notas de frutas vermelhas, como ameixa e amora. Conforme o local da qual foi cultivada ela assume uma característica.

Os aromas dominantes são: ameixa , mirtilo, baunilha, tabaco doce e cacau.

Para os amantes desta uva, o dia 17 de abril é uma data especial, pois se comemora o dia da Malbec e a ideia nasceu no dia em que Domingo Faustino Sarmiento, então presidente da Argentina, assumiu o compromisso de transformar a indústria vinícola do país em uma potência. O ano era o de 1853 e ele havia encarregado à Michel Aimé Pouget, especialista em solos franceses, de trazer novas videiras.

Se você é amante desta uva, abra a sua garrafa predileta e comemore a vida! 🍷🍷