/Mamuth vem para ajudar os portadores de necessidades especiais

Mamuth vem para ajudar os portadores de necessidades especiais

Foto: SerraPress

Até o início de dezembro deste ano, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) estará apresentando o calendário de instalação de um novo sistema de embarque para passageiros portadores de deficiência. O sistema batizado de “Mamuth” conhecido também como “Elo” trata-se de um corredor fechado e climatizado que levará o passageiro da sala de embarque até o avião, nos aeroportos que não têm segundo piso. O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, afirmou que alguns dos aeroportos Já adquiriram este equipamentos.

O equipamento, que foi apresentado à imprensa brasileira e estrangeira, no 25º Festuris está em teste no aeroporto de Palmas (TO) e terá um custo de R$ 1,8 milhão para cada uma das três posições que ele poderá funcionar. O valor desse investimento, segundo Gustavo do Vale, é a metade de uma ponte de embarque tradicional. O presidente da Infraero disse que a maioria dos aeroportos brasileiros não tem estrutura física para implantar as pontes de embarque.

A implantação do nosso sistema de embarque nos aeroportos não implicará em atraso dos procedimentos de embarques e desembarques, segundo Gustavo do Vale. De acordo com o presidente da Infraero, o “Elo” irá agilizar o embarque dos portadores de deficiência e, acima de tudo, facilitar o acesso e diminuir os constrangimentos desses passageiros especiais que muitas vezes são submetidos a situações desagradáveis. O executivo disse que a medida atende à política de Infraero de inclusão social.O sistema “Elo” é formado por conectores que estão presentes escadas (uma vez que o sistema é montado ao nível do solo). Há também elevadores para atender a passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida e facilitar o acesso às aeronaves. As estruturas são móveis e permitem que os módulos sejam fixados entre si e posicionados de acordo com a configuração da área destinada à circulação e ao estacionamento de aviões em cada aeroporto.