/Marta Rossi é a 9ª personalidade mais influente do turismo brasileiro

Marta Rossi é a 9ª personalidade mais influente do turismo brasileiro

Única gaúcha entre os 25 mais poderosos, pelo terceiro ano consecutivo, a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi está listada entre as 25 personalidades mais influentes do turismo no Brasil, sendo a única gaúcha. Ela ficou na 9ª posição – seis acima em relação a 2012, quando obteve o 15º lugar. Em 2011, Marta estava em 18º. No topo da lista, mais uma vez, está o ministro do Turismo, Gastão Vieira. A divulgação ocorreu nesta quinta-feira (5), pela Revista Panrotas (publicação especializada no segmento turístico), durante a Abav – Feira das Américas, em São Paulo.

A descrição da premiada, segundo a revista: “Lá estava Marta Rossi em Las Vegas analisando o que podia aprender com um evento como o Pow Wow (feira internacional de turismo). A humildade e a inteligência para os negócios da empresária, que já não precisa provar mais nada a ninguém e que há 25 anos organiza um dos principais eventos de turismo do Brasil, fazem dela uma referência e exemplo a ser copiado, literalmente. Além de tudo, é um doce de pessoa e está formando a nova geração (seu filho Marcus e o sócio Eduardo, filho de Silvia Zorzanello, que iniciou com ela a jornada exitosa) para que Gramado, o Rio Grande do Sul e porque não o País, continuem na curva ascendente quando o assunto for turismo e empreendedorismo”.

Considerados “empreendedores de ideias, dos negócios, do presente e do futuro do turismo”, os 25 mais influentes atuam tanto no setor público quanto privado. Além de ser a única do Rio Grando deo Sul, entre as mulheres Marta ficou em segundo lugar. A presidente da Associação Brasileira de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), Viviânne Martins, aparece na 6ª posição geral.

“Estou feliz e, mais uma vez, recebi a notícia com grande surpresa, porque temos colegas muito competentes no mercado, fazendo grandes trabalhos. Receber o aplauso, a nível nacional, como pessoa, me enche de orgulho, e como profissional, a homenagem vem como um novo combustível, para que eu continue com meus sócios e este grande time que conseguimos formar nosso trabalho bonito prol do fortalecimento da indústria turística”, diz Marta.

Formada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), iniciou efetivamente no mercado turístico ao trabalhar em hotéis de Gramado, no início dos anos 80. Em 1989, ao lado da sócia, Silvia Zorzanello, realizou a 1ª edição do Festival do Turismo de Gramado, que inicialmente nasceu com o propósito de apresentar o produto turístico gaúcho para o Brasil, fomentando os negócios do setor. Em poucos anos, transformou-se em um dos maiores eventos de negócios do turismo da América Latina. Hoje, a internacionalização é uma das fortes marcas da feira, que terá sua 25ª edição de 7 a 10 de novembro. São aguardados 14 mil profissionais no Festuris, que será realizado em 20 mil metros quadrados dos pavilhões do Serra Park. Nesta edição, abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial.

Os 25 + Influentes

1º – Gastão Vieira – Ministro do Turismo

2º – Flávio Dino – Empresa Brasileira de Turismo (Embratur)

3º – Eduardo Sanovicz – Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear)

4º – Daniel Santos – Trend Operadora

5º – Eduardo Nascimento – Sindicato das Empresas de Turismo de São Paulo (Sindetur-SP)

6º – Viviânne Martins – Associação Brasileira de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev)

7º – Luís Vabo – Sistema Reserve

8º – Antônio Pedro Figueira de Mello – Secretário de Turismo do Rio de Janeiro

9º – Marta Rossi – Festival do Turismo de Gramado

10º – Edgar Toledo – Associação Distribuidora de Turismo (Abdtur)

11º – Carolina Perez – Travelweek

12º – Ana Carolina Medeiros – Instituto de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira de Viagens (Iccabav)

13º – Ricardo Domingues – Resorts Brasil

14º – Anita Pires – Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil)

15º – Chieko Aoki – Blue Tree Hotels

16 º – Juan Pablo de Vera – Reed Exhibitions

17º – Adriana Cavalcanti – Air France/KLM

18º – Luciana Fernandes – Empresa Brasileira de Turismo (Empetur)

19º – Cássio Oliveira – Rextur Advance

20º – Vitor Bauab – Beto Carrero World

21º – Toni Sando – São Paulo Convention & Visitors Bureau

22º – Alberto Grau – GJP Hotel & Resorts

23º – Marcelo Matera – Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp)

24º – Pablo Bernhard – TT Operadora

25º – Gustavo Luck – Luck Viagens

Foto: Divulgação