/Ministro do Turismo abre hoje a FESTURIS

Ministro do Turismo abre hoje a FESTURIS

O FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo inicia hoje sua 28ª edição. A feira ocupará 22 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado, e é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho. (Foto: Divulgação FESTURIS)

Nesta edição a feira estará dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).

Serão 2500 marcas expostas em mais de 400 estandes para um público de mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes. Esta segmentação impulsiona a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes. Neste modelo, aproxima-se os expositores dos principais players de seu nicho sem perder a chance de contato com buyers em potencial de outros segmentos.

Assim, a geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 212 milhões na última edição, segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ).

Solenidade de Abertura e feira de negócios 2016
A Solenidade de Abertura do FESTURIS ocorre a partir das 20 horas desta quinta-feira, dia 3 de novembro. Com a presença de autoridades máximas do setor turístico como o ministro do Turismo, Marx Beltrão, e o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, a cerimônia terá apresentação artística assinada pela cidade de Santa Maria em parceria com a Academia de Danças Neusa Martinotto. O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião desta 28ª edição. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) é a patrocinadora master do evento.

Com expectativa de recorde de participação de profissionais de Turismo do Brasil e do exterior, o FESTURIS se divide em Congresso, nas manhãs dos dias 4 e 5 de novembro, no Palácio dos Festivais, e Feira de Negócios, nas tardes dos dias 4 e 5, no Serra Park.

No Congresso, que tem o apoio institucional do Senac RS e entrada franca, o foco é a oferta de conhecimento e apresentação de temas fundamentais para a retomada do setor como Integração Entre Fronteiras, Legalização dos Jogos e Jogos Olímpicos 2016.

Já na feira de negócios, o destaque é para a participação em peso de expositores do setor privado e o lançamento do Espaço Luxury. Com crescimento de 58% no número de inscritos de forma antecipada, com relação a 2015, a expectativa é de corredores completamente lotados e muita geração de negócios.

A 28ª edição do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo, já conta com a confirmação da presença, como expositoras, de marcas mundialmente conhecidas. Todos os continentes estarão representados seja com destinos ou empresas que são referência no setor.

Foto: Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Vinícius Rossi, diretores do FESTURIS. Crédito: Divulgação FESTURIS

A novidade é o Espaço Luxury que terá a presença de marcas específicas deste segmento e receberá grupos de compradores de luxo do mercado nacional e internacional. Já confirmaram participação neste espaço: Saint Andrews, Turks aind Kaikos, Air Tahiti Nui, Mercatur Premium, Thaiti Tourisme, Seychelles e La Hacienda.

Outra participação importante é a das entidades gaúchas que se unem pelo evento. Ugart, Sindetur-RS, ABAV-RS, Redetur e Fenagtur, estão preparando o formato do evento para este ano.

A grade temática do Congresso, preparado em parceria com a ABAV-RS, deve ser divulgada nos próximos dias, assim como os palestrantes que virão a Gramado. O tema central será: Inovação, Competitividade, Expansão e Gestão na Era da Economia Compartilhada.

“O FESTURIS é o melhor evento profissional do turismo brasileiro, participar é obrigação para qualquer profissional que queira ou esteja investindo em sua carreira. Trata-se de um evento formador, reconhecido internacionalmente, que atrai fornecedores do mundo todo vindo para expor e capacitar os profissionais presentes”, analisa o presidente da Redetur, Juarez Barrozo.

Os diretores do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, trabalham com afinco e intensificam a agenda de viagens desde o início do ano em uma empreitada para tornar a feira um evento anticrise para o setor turístico.

“Em um ano tão complicado para a economia, queremos que o FESTURIS seja um espaço anticrise com muita geração de negócios e novidades para o setor”, destaca a executiva Marta Rossi.

“Não estamos mediando esforços e a agenda de relacionamento e fechamento de contratos tem sido intensa desde o início do ano, por isso o resultado já é positivo”, salienta Eduardo Zorzanello, diretor da feira de negócios.

“Nosso objetivo é mostrar uma feira muito bonita, produtiva e com muita geração de negócios. Esta é uma das nossas características e focamos muito na produtividade para chegar a este número positivo a cinco meses do evento”, declara o diretor Marcus Vinícius Rossi.

Feira segmentada

A feira ocupa 22 mil metros quadrados e está dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta). Esta segmentação impulsiona a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes. A organização espera para esta edição a participação de pelo menos 14 mil profissionais de turismo de todo o planeta. Neste modelo, aproxima-se os expositores dos principais players de seu nicho sem perder a chance de contato com buyers em potencial de outros segmentos.

Assim, a geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 212 milhões na última edição, segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (RJ).

Foto: Marta Rossi, diretora do FESTURIS. Crédito: FESTURIS/ Divulgação

Saiba quem vem para o Festuris:

Espaço Luxury: Saint Andrews, Turks aind Kaikos, Air Tahiti Nui, Mercatur Premium, Thaiti Tourisme, Seychelles e La Hacienda.
Destinos nacionais confirmados: Aparecida, Alagoas, Gramado, Maranhão, Rio Grande do Sul, Ilhabela, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Foz do Iguaçu, Paraná, Circuito das Frutas, São Miguel das Missões, Associação dos Municípios das Missões, Praia Grande (SC), Nova Petrópolis, Porto Alegre, São Paulo, Governador Celso Ramos, Santos, Igreja São Pedro Gramado.
Destinos internacionais confirmados: Seychelles, Aruba, Águeda, Indonésia, África do Sul, Argentina, Aruba, Caminhos de Santiago de Compostela, Cuba, Comissão Europeia de Turismo, Dinamarca, Dubai, Espanha, EUA, Egito, França, Israel, México, Uruguai, Noruega, Suíça, República Dominicana, Turks and Caicos, Peru, Toronto, Fort Lauderdale, Asociación de Turismo Enológico do Uruguay, Las Vegas, Miami, Hungria.

Marcas e entidades confirmadas: Aviesp, Café 35, Chocolates Planalto, Confederação Nacional do Comércio(CNC), Itaipu Binacional, GVA, Rota Cervejeira, Santho Aroma, Visit Orlando, Castelli, Villa Sergio Bertti, Beto Carrero World‎, Alpen Park, Florybal, Snowland, ABRAT GLS, Brocker Turismo, Sindetur RS, Associação Consular, ABIH, Redetur, Transportadora Planalto, Associação de Resorts, ABEOC Brasil, Projeto Brasil Central Sebrae, Ministério do Turismo, Santur, Flytur, Museu do Festival de Cinema, Vento Sul, ABAV, Skyteam, MGM, Giordani, Personal, FRT Operadora, Travelport, Prime Consolidadora, Bedsonline, Abreu, Unidas, Ota Sul, UTL, Trip4U.

Redes hoteleiras confirmadas: Costa Verde Mar, Termas de Jurema, Rede Vila Galé, Rede Harbor de Hotéis, Rede Laghetto de Hotéis, Rio Quente Resorts, Kurotel, Saint Andrews, Grande Hotel Canela, GJP, Costão do Santinho, Rede Meliá, Laje de Pedra, Hotel Pampas.

Cias aéreas confirmadas: Avianca, Air Europe, LATAM, Azul, United, TAP, South Africa, GOL, Aeromexic, Emirates e Royal Air Maroc, Delta, Air France, KLM e Air Tahiti Nui.