/MUM prestigia talentos locais e sedia exposição inédita da fotógrafa Márcia Rosi da Rosa (Nega)

MUM prestigia talentos locais e sedia exposição inédita da fotógrafa Márcia Rosi da Rosa (Nega)

image

Foto: Susi Spier/MUM

No período de 25 de fevereiro à 30 de abril de 2014, o Museu da Moda de Canela – MUM sediará a exposição “De Olho em Canela” da fotógrafa Márcia Rosi da Rosa, Nega, como é conhecida. A exposição é gratuita e objetiva promover 100 fotos inéditas de Canela, sob o olhar observador e apaixonado da fotógrafa.

Sobre a fotógrafa:

image

Márcia Rosi da Rosa, Nega, costuma dizer que é uma retratista da vida. “Estar presente na vida da cidade faz com que eu veja incríveis possibilidades de fotografar”, salienta.

Nascida em Canela no mês de julho, se interessou por fotografias desde muito cedo e, embora o gosto por esta arte tenha se mantido durante alguns anos adormecido e fazendo com que se tornasse mais observadora, nunca deixou passar despercebido pelos seus olhos, os cliques que poderia fazer a cada novo momento que se apresentava.

O gosto pela arte da fotografia veio muito da observação de seu Tio Paulo Rosa, que também tinha na fotografia, sua grande paixão. O olhar observador e apaixonado pelas coisas da vida herdou das matriarcas, as avós Euzelina e Amélia e da mãe Eloisa, que gosta de olhar o mundo em sob vários planos.

image

Depois de percorrer diversos caminhos na busca por uma política mais austera e sólida, em 2009, abriu novamente seus olhos para o mundo que se expunha através de suas janelas. Foi trabalhar como fotógrafa em um jornal do município de Canela, e este foi só primeiro passo para uma transformação de seu cotidiano e dos que a cercavam.

Da pauta do fotojornalismo, observou que o cotidiano, tinha muitas cores e formatos. E tudo se tornou mais nítido através de suas lentes.

Em 2013 participou de uma mostra fotográfica da COOPEC, onde os alunos foram estimulados a fotografar e estas fotos foram expostas no saguão de entrada da escola junto de uma pequena mostra do seu trabalho.

image

Em 2012, uma de suas fotos foi destaque no calendário de Canela (realizado pela Fundação Cultural fazendo parte de um projeto em parceria com o Canela Foto Workshops para criar e gerar produtos fotográficos, divulgando as belezas e o turismo de Canela).

Sua primeira exposição, chamada “Meu Olhar” foi realizada em 2011 junto a Fundação Cultural de Canela. Participou ainda com a mesma exposição, em 2012, do 1º Intercambio Poético Movimento Brasil Cultural no Rio de Janeiro,  no Hotel SESC e no Ponto de Cultura da CENEC em Gramado.

image

Hoje em dia a fotografia é parte integrante da sua vida, desenvolvendo trabalhos na área de fotojornalismo. Possui fotos publicadas em jornais, tais como: Pioneiro, Zero Hora, Correio do Povo, Nova Época, Jornal Integração, Jornal de Canela, Folha de Canela, Jornal de Gramado. 

Além do fotojornalismo é uma apaixonada pela natureza e pela poesia que pode ser observado no seu blog pessoal:  www.deolhoemcanela.blogspot.com

image