/Museu do Trem participará da 14º Semana de Museus

Museu do Trem participará da 14º Semana de Museus

3207
Foto: Divulgação

O Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande – Museu do Trem, através de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Gramado, participará da 14º Semana Nacional de Museus, que ocorrerá de 16 a 22 de maio de 2016. O evento ocorre anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando os museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) elaboram programações especiais em prol dessa data.

DSC04461
Foto: Divulgação

O tema deste ano será “Museus e Paisagens Culturais”. De acordo com o IBRAM, com o entendimento que espaços externos são lugares de memórias e seus espelhos, é possível com criatividade conceber diversas ações junto à comunidade. Para a Secretaria de Cultura, Michele Scariot, “a Semana de Museus 2016 será uma ocasião propícia para o museu fortalecer laços e atuações com suas paisagens culturais. A programação do Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande será intensa e variada, contando com atividades como exposições de arte, oficinas, peças de teatro e palestras”.

f2c65659a4154103a70bf9f818529bcd
Foto: Divulgação

 

Durante a Semana ocorrerá o primeiro encontro do Projeto Gramado Histórias e Memórias, denominado “Lembranças do Trem”. As convidadas serão as gramadenses Nair Gil de Castilhos e Lisete Casagrande, que compartilharão suas recordações da época em que a linha de trem estava ativa. A mediação será da diretora do Centro Municipal de Cultura da Várzea Grande, Nilva Baretta. O evento contará com a participação de escolas e universidades de Gramado e região.

Mais informações nos telefones (54) 3286-4323 com Natashe e (54) 3288-1955 com Ana Carolina.