/Museu Municipal de Garibaldi inaugura exposição sobre a imigração italiana no RS

Museu Municipal de Garibaldi inaugura exposição sobre a imigração italiana no RS

Garibaldi recebe a exposição Recordações: Imagens e Reminiscências da Imigração Italiana no RS na comemoração da Semana Nacional de Museus. A mostra reúne imagens dos primórdios da imigração italiana no nordeste do Rio Grande do Sul, entre 1885 e 1900. São retratadas as atuais cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis, Antônio Prado e Caxias do Sul, respectivamente. A abertura ocorreu na última segunda-feira, 16, e segue até o dia 19 de junho. (Créditos da foto: Alexandra Ungaratto)
Com a presença de autoridades locais, imprensa e público geral, a curadora da exposição, Carine Turelly, reforçou a importância da exposição. “Mais do que uma forma de resgatar o valor para as cidades representadas, a mostra perpassa a história de todo o Rio Grande do Sul e de uma das muitas culturas que criou a identidade do Brasil”. O grupo de cantoria Stella D’Italia se apresentou ao final, executando canções típicas italianas.
São 67 fotografias de provável autoria de Fransesco Müscani e Giovanni Battista Serafini, em cópias de albumina – processo que possibilita a revelação de imagens detalhadas com um contraste tonalizado. Os registros contemplam o início colonização, das atividades do processo de ocupação da terra com a abertura de caminhos, as primeiras construções urbanas e a paisagem rural.
Trata-se da apresentação de um raro documento que guarda registros fotográficos de antigas colônias italianas no Rio Grande do Sul. O acervo pertence ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, organizado pela Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul.
Em Garibaldi, a exposição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e do Museu Municipal. Mais informações no fone (54) 3464 8118. O Museu funciona das 9h às 11h30min e das 13h às 17h de terça-feira a sábado. Aos domingos e feriados o horário vai das 10h às 12h e, à tarde, das 13h às 17h.

Coral Stella D’Italia em apresentação. Foto: Alexandra Ungaratto

O projeto
Em 2014, por meio de uma iniciativa conjunta entre o Arquivo Histórico de Caxias do Sul e a Associação dos Amigos da Memória e do Patrimônio Cultural de Caxias do Sul (Moúsai), foi efetuado o projeto de restauração do álbum fotográfico Recordação das Colônias, financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura com apoio da Empresa Randon S/A. Com indicação da Funarte, o álbum passou por um completo processo de restauração no Rio de Janeiro, assegurando sua preservação. Os originais fotográficos foram tanto restaurados, quanto digitalizados, propiciando, assim, a redução de manuseio do documento, entretanto, possibilitando maior acesso ao patrimônio cultural.

Carine Turelly, curadora da exposição. Foto: Alexandra Ungaratto