/Nova Petrópolis no lançamento do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica

Nova Petrópolis no lançamento do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica

O prefeito Regis Luiz Hahn, o secretário de Administração Bruno Seger, o coordenador do Desporto Municipal Luiz Port, e o integrante do Departamento Municipal de Cultura, Éderson Moreira dos Santos participaram da reunião do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A comitiva de Nova Petrópolis também participou do lançamento oficial do Comitê Estadual de Revezamento da Tocha Olímpica do Rio Grande do Sul, no Palácio Piratini, na terça-feira, dia 29 de março. (Fotos: Kassandra Dorneles/ Divulgação)
Durante três minutos, Nova Petrópolis apresentou a história que será construída com a passagem da Tocha Olímpica pelo Município no dia 08 de julho de 2016. Representações das 28 cidades que receberão o revezamento da Tocha Olímpica não pouparam aplausos para a apresentação de Nova Petrópolis. Um vídeo que explorou as potencialidades turísticas e culturais, e uma apresentação à caráter foram especialmente preparados para o momento. Éderson Moreira dos Santos, popular Gaudêncio Terra, emocionou integrantes da mesa oficial e da plateia ao apresentar como se dará a passagem da Tocha Olímpica por Nova Petrópolis.
“É um momento histórico para o Brasil e, ainda mais para Nova Petrópolis, que receberá uma centelha desta chama no dia 08 de julho. Teremos a oportunidade única de testemunhar e de participar da passagem da Tocha Olímpica na nossa cidade, em meio ao nosso povo, nos nossos atrativos. Estamos trabalhando firme para que o revezamento da Tocha Olímpica por Nova Petrópolis seja inesquecível e um marco histórico. Este momento deve ficar na memória e no coração de todos nós. Na apresentação desta manhã demos uma mostra do quão emocionante será esse momento. Contamos com o engajamento de toda Nova Petrópolis. Todos faremos parte desta história”, enalteceu o prefeito Regis Luiz Hahn.
O símbolo máximo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos chega ao Rio Grande do Sul no dia 03 de julho, onde permanece até dia 09. O revezamento passará por 28 Municípios gaúchos. A tocha será revezada por 329 cidades brasileiras e conduzida por 12 mil atletas das modalidades olímpicas que serão disputadas na Rio 2016.

Foto: Karine Viana-Palácio Piratini/ Divulgação

Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo são as chamadas “Cidades de Celebração”, onde a chama vai pernoitar, após eventos locais. As datas do revezamento no Estado são as seguintes: 03 de julho – Erechim e Passo Fundo; 04 de julho – São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta; 05 de julho – Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santa Maria; 06 de julho – São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande/Cassino e Pelotas; 07 de julho – São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba e Porto Alegre; 08 de julho – Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Caxias do Sul; e, 09 de julho – Bento Gonçalves e Torres.

Fotos: Kassandra Dorneles/ Divulgação

À tarde, a comitiva de Nova Petrópolis participou do lançamento oficial do Comitê Estadual de Revezamento da Tocha Olímpica do Rio Grande do Sul, no Palácio Piratini. Na cerimônia, a Tocha Olímpica, o maior símbolo dos jogos, foi apresentada a atletas e representantes dos Municípios por onde ela passará a partir do dia 03 de julho.
O Comitê Estadual de Revezamento da Tocha Olímpica do Rio Grande do Sul foi criado para organizar e garantir o controle, a segurança e o fluxo sem interrupções do comboio olímpico no percurso de mais de dois mil quilômetros nos seis dias de revezamento no Rio Grande do Sul. Coordenado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, o comitê também tem a participação das secretarias Geral de Governo; da Justiça e dos Direitos Humanos; da Segurança Pública; de Comunicação; da Cultura; da Educação; dos Transportes; da Saúde; da Fazenda; da Casa Civil; da Casa Militar e do Gabinete de Políticas Sociais.

©2016_Vini_Dalla_Rosa-0249
Fotos: Kassandra Dorneles/ Divulgação

O evento contou com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Su; José Ivo Sartori; secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas; secretário do Turismo, Esporte e Lazer e presidente do Comitê Estadual de Revezamento da Tocha Olímpica, Juvir Costella; diretor executivo de Operações da Rio 2016, general Marco Aurélio Vieira; coordenador-geral dos Grupos Temáticos das Olimpíadas, do Ministério do Esporte, Maurício Nunes; prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, representando os demais prefeitos das cidades que integram o revezamento da Tocha Olímpica e autoridades civis.