/Números do turismo aponta crescimento com a Copa no Brasil

Números do turismo aponta crescimento com a Copa no Brasil

Foto: Divulgação

A Copa do Mundo que aconteceu aqui no Brasil há poucos dias, deixou um legado, fará o setor de turismo receptivo internacional no Brasil – que hoje movimenta US$ 6 bilhões – se expandir até 10% nos anos seguintes. A projeção da consultoria Pezco Microanalysis tem como base, entre outros aspectos, o pouco desenvolvimento do turismo no Brasil em comparação com a África do Sul, sede da Copa anterior. Ainda que se confirme, o resultado será insuficiente para alterar a trajetória do PIB, cujo crescimento vem rateando.
– É uma projeção otimista em comparação com o ocorrido na edição passada. A demanda turística pelo Brasil passou muito tempo inexplorada. A copa ajudará a ativa-la – conta João Costa Filho, economista da Pezco Microanalysis. – A produção industrial é muito sensível a feriados, e por causa da Copa tivemos muitos dias parados. Neste ano, contudo, o reflexo no PIB, se vier, será negativo-, destacou João Costa.
Na África do Sul, de acordo com números do Departamento de Turismo, o gasto total dos estrangeiros no país caiu 4,8% em 2011, em comparação com o ano anterior, marcado pela Copa. O dado, porém, foi afetado pelo desempenho do turismo dos vizinhos, que gastaram bem menos do que em 2010. Os europeus, na média por pessoa, aumentaram seus gastos em 9,2%; asiáticos, australianos e americanos também deixaram mais dinheiro no país no ano seguinte à Copa.