/O melhor click é na Serra Gaúcha

O melhor click é na Serra Gaúcha

Idealizado pelo fotógrafo Fernando Bueno e pela jornalista e produtora Liliana Reid, o Canela Foto Workshops chega à sua 15º edição, promovido pelo Canela Instituto de Fotografia e Artes Visuais. O evento vem reunindo desde seu início, na última quinta-feira, 1º, alguns dos maiores nomes da fotografia do Estado e do país. (Foto: autorretrato, de Vik Muniz/ Divulgação)

O Canela Foto Workshops é um dos encontros de fotografia mais longevos do Brasil – e mais uma vez apresentando propostas criativas para um festival. Este ano, além de uma grande festa comemorativa aos 15 anos de estrada – e visando a captação de apoios também – , mais uma vez traz grandes fotógrafos e artistas visuais – como Vik Muniz, a principal atração desta edição. A parceria com a Alasul e Revista Fhox resultou em sete dias de debates, palestras, workshops, exposições e uma feira da indústria e serviços ligados à fotografia na Serra Gaúcha. Com 14 exposições em espaços privados e públicos, a programação segue até dia 7 de junho, incluindo cursos, debates, palestras, showrooms de fotógrafos e festa.
Nada disso seria possível se o grupo que se reuniu há mais de quinze anos não permanecesse unido até hoje. Cada um, dentro das suas possibilidades pessoais e profissionais, colabora para que este projeto possa evoluir e virar uma realidade. Cada um busca, incessantemente, nos seus amigos e parceiros mais colaboradores, formando uma rede de amigos da fotografia para divulgar o projeto, disponível para consultas no site: www.canelainstituto.com.br .
Liliana Reid explica um pouco do que se tornou ao longo do tempo o Canela Foto Workshops. “Desde 2002 o evento reúne importantes fotógrafos do Brasil e do mundo na cidade de Canela. Durante os dias de sua realização a cidade respira fotografia, atraindo a participação de estudantes do interior do Estado, de Porto Alegre e de vários Estados brasileiros, além de turistas, e profissionais das mais variadas áreas para os seus workshops, palestras e atividades. Nos últimos anos, com o surgimento de eventos semelhantes em todo o País o Canela Foto Workshops ampliou seus objetivos focando o evento no Encontro de Fotógrafos, uma reunião anual dos profissionais com a finalidade de conhecer e mostrar o que está sendo feito de melhor na fotografia brasileira. Foi também o Canela Foto Workshop que possibilitou a formação, a partir de 2012, do Instituto de Fotografia e Artes Visuais, que que terá sua Sede construída preservando um espaço histórico da cidade, que são as ruinas de um antigo cassino cedido pela Prefeitura para tal. O objetivo inicial do evento, o de transformar Canela em um polo de excelência da fotografia, vem se consolidando ano a ano. Desde 2012, com o apoio da Caixa Federal, o evento vem realizando uma quantidade cada vez maior de exposições fotográficas ocupando todos os espaços possíveis, desde a praça da cidade, áreas públicas e privadas, com atividades abertas a toda a comunidade.”
Além da grande atração do festival, a palestra com Vik Muniz, que ocorreu no domingo, 4, cerca de 50 fotógrafos estão envolvidos no Canela Foto Workshops, entre eles Rogério Reis e Al Hamdan, do Rio de Janeiro; Marcio Scavone, Lorenzo Scavone, Edu Simões e Ale Ruaro, de São Paulo, os dirigentes do instituto, Clóvis Dariano, Fernando Bueno, Leopoldo Plentz, Raul Krebs, Luiz Carlos Felizardo, Ricardo Chaves, Dudu Contursi, Marcos Zimmermann e Manuel da Costa, além de Fernanda Chemale, Eneida Serrano, Avani Stein, André Severo, Carlos e Eliane Heuser, Kira Luá e outros nomes conhecidos.

Foto: Canela Foto Workshops/ Divulgação

Exposições

As 14 exposições podem ser conferidas sem custo, em espaços privados e públicos. Entre os destaques, está a instalação de fotografias nas janelas do antigo Colégio Auxiliadora (ao lado da Catedral de Pedra, na Praça da Matriz) da Convocatória Casamento, projeto com curadoria de André Severo. Outros destaques incluem a Retrospectiva de Fotografia Publicitária Brasileira da Abrafoto, no hotel Laje de Pedra (Rua das Flores, 222); Olhos do Pampa, de Tadeu Vilani, na Agência da Caixa Federal (Rua Felisberto Soares, 160), Morandi, de Fábio del Re, no Teatro Municipal de Canela (Oswaldo Aranha, 756), e Nair Benedicto, no Grande Hotel (Rua Getúlio Vargas, 300). A Galeria do Instituto de Fotografia e Artes Visuais (Av. José Luiz Correa Pinto, 299 – sala 4) será inaugurada com a mostra do Consórcio de Fotografias do Museu do Trabalho.
Mais informações e inscrições no site canelainstituto.com.br, na Sala de Inscrições no Grande Hotel Canela (Rua Getúlio Vargas, 300), entre 8h e 21h, e pelos telefones (54) 9967-80427 e (51) 99631-5593. Confira alguns destaques da programação abaixo.

Foto: Canela Foto Workshops/ Divulgação

Programação para os próximos dias

Dia 06/06/2017 – Terça-Feira
Evento da Fotografia Brasileira com Feira, atrações de expositores, atividades educacionais e Fóruns.
Dia 07/06/2017 – Quarta-feira
Evento da Fotografia Brasileira com Feira, atrações de expositores, atividades educacionais e Fóruns.
Entrega de Certificados e Projeção dos Trabalhos dos Workshops + Encerramento Oficial

Foto: Canela Foto Workshops/ Divulgação

Programação detalhada
Exposições
– 30 anos da ABRAFOTO retrospectiva da fotografia publicitária brasileira- curadoria de Rubens Fernandes Jr e Cristiano Burmester.
– Coleção de fotografias do Museu do Trabalho/RS.
– Convocatória CASAMENTO com curadoria do artista André Severo ,nas janelas do antigo Colégio Auxiliadora ao lado da Catedral de Pedra de Canela.
– Olhos do Pampa de Tadeu Vilani na Caixa Federal.
– Morandi de Fabio Del Re trabalho selecionado para o Fotofest de Houston.
– Arte na Cerca retrospectiva do CFW 15 anos, cerca do Grande Hotel Canela.
– Expo Brasilien o Rio Grande do Sul na Alemanha – coletiva com curadoria de Paula Ramos , Eduardo Veras e Manuel da Costa.
– Casamento no século passado acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami de Caxias do Sul.
– Carlos e Eliane Heuser ,”Confinadas “trabalho selecionado na convocatória do CFW 2016.
– Nair Benedicto exposição cedida pelo FestPoa.
– Força do Tempo – exposição cedida pelo FestPoa.
– Poética Dissonante – Avani Stein
– Matrimonium – Liliane Giordano e Thaynne Andrade
– Em cantos de Porto Alegre – Carlos Vaz

Foto: Canela Foto Workshops/ Divulgação

Vivências Fotográficas

Os artistas estarão mostrando seus trabalhos e conversando com os participantes inscritos trocando vivências e experiências na fotografia. Com Fernanda Chemale , Ale Ruaro ,Kira Luá , Clóvis Dariano , Raul Krebs,Ricardo Chaves, Leopoldo Plentz entre outros em confirmação.
Das 9h às 12 e das 13 às 17h – No Grande Hotel Canela

Foto: Canela Foto Workshops/ Divulgação

Inscrições
– Pacote de aniversário:
Festa 15 anos CFW (só paga a bebida), Vivências Fotograficas, Forum de Debates, Palestra Vik Muniz e participação como ouvinte no Workshop Releitura de Casamentos na Catedral de Pedra de Canela.
Investimento: R$ 150,00