/Oito maneiras de escolher a garrafa certa

Oito maneiras de escolher a garrafa certa

Quantas vezes você escolheu o mesmo vinho e descobriu características diferentes, sendo este vinho da mesma safra? Ouvi várias vezes estes comentários, e por isto deixo algumas dicas aqui para você observar, carinhosamente, na hora da sua compra.

  1. Evite garrafas que tenham sido guardadas perto de luz forte (não escolha a que esteja na vitrine) ou próximas a fontes de calor, isto pode roubar a fruta e o frescor do vinho.
  2. Procure vinho engarrafadas e mais próximas o possível de onde as uvas foram cultivadas. Todos os rótulos devem declarar o endereço de onde a bebida foi engarrafada.
  3. Se o vinho estiver vedado com rolha natural, escolha um que tenha sido guardado horizontalmente, o que mantem a rolha úmida e o oxigênio do lado de fora da garrafa.
  4. Examine o nível do liquido no pescoço da garrafa. Se houver um espaço de mais de dois ou três centímetros acima do nível do vinho com a garrafa em pé, é sinal de excesso de oxigênio, prejudicial em contato com as bebidas.
  5. Desconfie de contrarrótulos específicos demais na descrição dos sabores e das harmonizações recomendadas. Eles podem sugerir excesso de brilho do departamento de marketing.
  6. Para vinhos brancos pouco caros e sobretudo rosés, escolha a safra mais recentemente possível.
  7. Cuidado com as ofertas especiais, sempre descubra o por quê. Algumas vezes, o vinho está em más condições ou é velho demais.
  8. Consulte especialistas caso tenha dúvida quando for escolher um vinho.

Foto: Pexels.com