/Os bonecos estão de volta para alegrar Canela

Os bonecos estão de volta para alegrar Canela

image

Fotos: Divulgação

A alegria dos Bonecos em Canela está de volta com o 26° Festival Internacional de Teatro de Bonecos, que inicia nesta quinta-feira, (26). Adorado por adultos e crianças, o evento reúne grupos de diversos cantos do Brasil e também do exterior para uma série de eventos e apresentações.

O Festival acontece de 26 a 29 de junho, com 11 espetáculos na programação. Muitas sessões gratuitas, desfiles, exposição de marionetes, apresentação com bonecos digitais e movidos a energia elétrica e mostra com mais de cem marionetes trazidas do mundo todo.

O mestre de cerimônias Abelardo, o cão-marionete, que é “muso” do Festival, transformou-se em uma das atrações mais populares. O evento tem como destaque Cuentos Pequeños, uma deliciosa aventura teatral produzida pela trupe peruana Hugo y Ines, e vinda diretamente de Portugal, a premiada montagem A lenda do menino da Gralha, da companhia Teatro do Mar.

image

Outro destaque é que desde março, crianças e adultos da comunidade canelense que integram as oficinas de bonecos pela Fundação Cultural de Canela com o apoio da Funarte – Fundação Nacional de Artes se preparam para apresentar o resultado de meses de confecção de bonecos e estudos em dramaturgie e manipulação, em espetáculos gratuitos.

Entre os espetáculos nacionais, a companhia Giramundo e seu espetáculo Alice prometem ser uma das sessões mais disputadas com a inovação no uso de boneco digital, na trilha sonora e na mistura entre stop-motion e manipulação em tempo real, além da inclusão da energia elétrica como propriedade dos novos bonecos.

As apresentações dos espetáculos acontecem em diversos pontos da cidade: no Teatro Casa de Pedra, Teatrinho da Fundação Cultural de Canela, Teatro Municipal, Espaço Nydia Guimarães e Praça Central de Canela. O Festival tem realização da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Canela, patrocínio Zurlo Implementos Rodoviários e apoio Funarte – Fundação Nacional de Artes.