/Os turistas estrangeiros virão a Gramado? Quando?

Os turistas estrangeiros virão a Gramado? Quando?

Leitora me para na rua e pergunta, (detalhe ela me pediu, por favor, não me identifique. Respeitei mas me questionei, porque o medo?) Você que escreve sobre turismo, pode me dizer por que as pessoas (se referia aos órgãos públicos) viajam para outros países para divulgar Gramado e eu não sinto nenhum retorno nos meus negócios? O que responder?

O local correto para procurar esta resposta é a secretaria de Turismo do munícipio, e sobre este assunto conversei com a Rosa Helena que na hora da entrevista estava a caminho do Paraguai e me disse, que este ano é a primeira vez que Gramado recebeu verba da Embratur para fazer a promoção do destino no exterior. Ela segue dizendo, “as cidades escolhidas para fazer a promoção foram determinadas pela Embratur”. Sobre o retorno e a vinda destes turistas para Gramado, Rosa diz não ter dados fidedignos: “nós nos baseamos nos números da Brita Rodovias. Já os eventos como o Natal Luz e Festival de Cinema, fazem pesquisas e apontam de onde vem os nossos visitantes”.

Consultoria Portuguesa

Na busca por esta reposta, o Conselho Municipal de Turismo aprovou na semana passada o projeto de uma consultoria portuguesa para identificar a entrada de visitantes e o tempo de permanência, na cidade. O trabalho da empresa será feito através de monitoramento com antenas especificas que captam o sinal do celular do usuário. O objetivo desta contratação é saber exatamente de onde vêm e quanto tempo ficam os turistas na cidade.

O que penso?

Primeiro: os destinos turísticos tem que de fato fazer promoção em estados brasileiros e países que emitem turistas ao Brasil. Segundo: que o retorno não vem a curto prazo. Diante o questionamento fiz uma pequena pesquisa onde os números dizem para onde vão os turistas.

Será que Gramado está escolhendo os alvos certos?

Recentemente Gramado fez promoções, nos seguintes países: Peru, Argentina, Paraguai, Uruguai e Espanha. No Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Salvador, Minas Gerais, entre outros destinos emissores de turismo.

Mas afinal… para onde vão os turistas?

Veja bem para onde viajam os peruanos:

Em julho deste ano o Peru registrou 260.046 emissões de turistas para o exterior. A demanda representa um incremento de 6,3% em relação ao mesmo período em 2012.Os principais destinos dos peruanos que saíram daquele país foram Chile 48.7%, Bolívia 11.1%, os Estados Unidos com 10.8%, Equador 5.4%, Espanha 3.4%, Colômbia 3.2%, Panamá 3.1%, Brasil 3.0% e México e Argentina, ambos com 2.7%. Neste caso o Brasil, ficou com 3% o que equivale aproximadamente 7.8 mil passageiros para todo o país.

O Brasil recebeu 29,9% de turistas Argentinos.

734.052 é o número de turistas que saem da Argentina conforme dados do Ministério do Turismo daquele país, e deste número o Brasil recebeu no primeiro trimestre de 2013, 29,9% de turistas, 13% mais que o mesmo trimestre do 2012, Em recente estada da Secretária de Turismo de Gramado, durante a FIT, leitor argentino e que acompanha o trade apontou que Gramado está perdendo mercado naquele país por falta de promoção, e ainda completou “só sorriso não vende”.

De onde vem os visitantes?

Não sei se respondi a leitora, mas a sensação que tem é que a cidade sobrevive basicamente dos turistas da Grande Porto Alegre, região metropolitana, e no período férias e Natal Luz soma-se os turistas do nordeste o sudeste e o centro-oeste. O hoteleiro Júlio Cardoso confirma que estes são os principais emissores.

De onde e para onde vão os turistas brasileiros?
Estudo com mais de 19 mil passageiros e 10 mil hoteleiros em todo o mundo inicia que os destinos preferidos dos brasileiros e dos estrangeiros interessados em visitar o Brasil nos próximo dois anos.
Os preferidos dos brasileiros:
• Estados Unidos: 19%
• França: 16%
• Itália: 15%
• Alemanha: 12%
• Argentina: 10%

De onde virão os estrangeiros:
• Argentina 10%
• Índia 8%
• Malásia 6%
• México 6%
• Egito 6%

Bom exemplo

O Ministério do Turismo do Uruguai apesentou os números que impressionam. É o terceiro destino mais visitado pelos brasileiros, fica atrás dos EUA e da Argentina. Os brasileiros são os maiores gastadores do país e hoje representam 14% de todo o turismo no Uruguai. Com 3.2 milhões de habitantes, o país recebe um número equivalente de turista anualmente. Em uma década o país vizinho aumentou a receita oriunda do turismo em 46%. Estes estão fazendo direitinho o tema de casa.

Gracias ustedes!