/Páscoa em Canela inicia neste sábado

Páscoa em Canela inicia neste sábado

“Será uma Páscoa diferenciada, onde o Centro da cidade será transformado em um grande cenário com uma decoração lúdica e interativa que promete encantar as crianças e envolver toda a família”, afirma o secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, convidando a comunidade e os visitantes para que prestigiem o evento que inicia oficialmente neste final de semana. A abertura oficial da Páscoa em Canela está marcada para este sábado, 8, às 15h30min, no Multipalco da Praça João Corrêa, com o lançamento do “Caminhos da Páscoa” para apresentar a decoração da cidade. (Foto: Taís Berti/ Divulgação)
A programação engloba espetáculos teatrais, a Parada do Coelho com artistas percorrendo as ruas centrais e interagindo com o público, apresentações de teatro de bonecos, oficinas para produção de chocolate, shows musicais, o Coral Bocalis e a Orquestra de Violões de Gramado, além da Aldeia do Coelho na Praça João Corrêa com atrativos diários. “Trabalhamos para desenvolver uma Páscoa lúdica, voltada principalmente para as crianças, sem esquecer da parte religiosa que envolve esta data”, revela o diretor do Departamento Artístico da Prefeitura de Canela, Tiago Melo. As atrações religiosas ficarão a cargo dos espetáculos “Paixão”, dirigido por Marco Aurélio e “Ofício de Trevas”, idealizado por Carla Reis.
Decoração Interativa
A decoração que está ganhando as ruas da cidade foi concebida pela artista plástica Potira Moura, envolvendo desde pequenos ornamentos até coelhos com até quatro metros de altura. Conforme Potira, a cenografia alia qualidade estética ao conceito de sustentabilidade, com características artesanais, religiosas e lúdicas. “Queremos estimular a interação das famílias, para que os pais possam explicar aos seus filhos a verdadeira essência da Páscoa. Tudo sempre de uma forma leve e divertida”, conta.
A decoração valoriza os símbolos da Páscoa, contando com painéis distribuídos pelos passeios públicos que explicam seus significados. Uma das novidades serão os ovos coelhos que estão sendo instalados nas rótulas. “Reaproveitamos diversos materiais e executamos restaurações para criar um ambiente aconchegante e agradável no Centro de Canela”, finaliza Potira Moura.

Feira de Canela na Praça
A programação da Páscoa em Canela também marcará a estreia da Feira de Canela, no interior da revitalizada Praça João Corrêa. No local, 29 expositores estarão espalhados em 20 gazebos comercializando artigos diversos que incluem antiquários, obras de arte, produtos coloniais, artesanatos, entre outros. A Feira de Canela será permanente durante todo o ano, funcionando sempre aos domingos, das 9h às 17h.
Lançado no início do ano pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de Canela, o evento surpreendeu os idealizadores pela grande procura de expositores interessados em participar. “Teremos uma qualidade incrível de produtos e também uma grande variedade. São artesões expondo peças inovadoras, artistas plásticos apresentando obras modernas, produtos coloniais típicos da região e muito mais”, destaca Tiago Melo. Além disso, o Multipalco da Praça João Corrêa estará aberto para apresentações espontâneas, mediante agendamento prévio na Fundação Cultural de Canela (FCC).
Outro atrativo será o Brechó Solidário da Associação Amigo Bicho, no hall de entrada do Teatro Municipal. O espaço estará aberto sempre aos domingos, no mesmo horário da feira, para ações sociais da comunidade canelense. O diretor Artístico Tiago Melo ressalta que as inscrições para os expositores interessados em participar da Feira de Canela seguem abertas e devem ser efetuadas diretamente na sede da FCC (Rua Danton Corrêa da Silva, nº 746, Centro/ao lado do Centro de Feiras) ou pelo site www.fccanela.com.br .

Foto: Divulgação

Programação da Páscoa em Canela
Sábado/dia 8 – 15h – Parada do Coelho de Canela
Sábado/dia 8 – 16h – Espetáculo Canela Doce/Multipalco
Domingo/dia 9 – 15h – Parada do Coelho de Canela
Segunda/dia 10 – 15h – Espetáculo Canela Doce/Multipalco
Terça/dia 11 – 15h – Espetáculo Canela Doce/Multipalco
Quarta/dia 12 – 15h – Espetáculo Canela Doce/Multipalco
Quarta/dia 12 – 20h – Espetáculo Paixão/Multipalco
Quinta/dia 13 – Espetáculo Ofício de Trevas/Catedral de Pedra
Sexta/dia 14 – 20h – Espetáculo Paixão/Multipalco
Sexta/dia 14 – Espetáculo Via Sacra/saída do Multipalco até a Catedral (após o espetáculo Paixão)
15 de abril – 15h – Parada do Coelho de Canela
15 de abril – 16h – Espetáculo Canela Doce/Multipalco
16 de abril – 15h – Parada do Coelho de Canela
16 de abril – 16h – Coral Bocalis/Multipalco
21 de abril – 20h – Coral Bocalis/Multipalco
22 de abril – 15h – Parada do Coelho de Canela
22 de abril – 16h – Espetáculo Canela Doce/Multipalco
22 de abril – 20h – Orquestra de Violões de Gramado/Multipalco
23 de abril – 15h – Parada do Coelho de Canela

Foto: Divulgação

Aldeia do Coelho de Canela
Segunda a Sexta: das 15h às 21h30
Sábados, domingos e feriados: das 11h às 21h30
Parada do Coelho de Canela
O evento inicia às 15 horas em frente a Catedral de Pedra, passando pela Rua Felisberto Soares em direção a Praça João Corrêa
Música na Rua
Dias 14, 15 e 22, das 13h às 16h45, na Avenida Osvaldo Aranha

Foto: Divulgação

Programação Paralela
Oficinas de Chocolate para Crianças com a Holic Pâtisserie na Aldeia do Coelho
– Dia 14/3: 15h
– Dia 15/3: 17h
– Dia 16/3: 16h
Duração: 30 minutos
Vagas para 10 crianças entre 3 e 10 anos

Teatro de Bonecos
– “A Páscoa do Ursinho Pooh”
Dias 14, 15 e 16 de abril, às 15 horas: Estúdio dos Bonecos
(Rua Borges de Medeiros, nº 75)

Foto: Divulgação

A Magia do Livro
Teatro Infantil – 11 de abril: 15h
Espaço Cultural Casa de Pedra (entrada gratuita)