/Perto das Estrelas” apresenta a história religiosa da Colônia Conde D’Eu

Perto das Estrelas” apresenta a história religiosa da Colônia Conde D’Eu

Mostrar a evolução da história religiosa na antiga Colônia Conde D’Eu por meio da valorização, do registro e de fotografias de igrejas, capelas, capitéis e grutas: este é o desejo do livro “Perto das Estrelas”. A publicação funciona como uma oportunidade de conscientização do valor histórico, artístico e cultural das edificações religiosas, possibilitando o acesso às informações para toda a comunidade.

Incluindo Garibaldi, parte de Carlos Barbosa, Imigrante, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar e Santa Tereza, o projeto abrange o período de 1875, data oficial da chegada dos primeiros imigrantes italianos, e termina em 1959, ano em que ocorre a emancipação de Carlos Barbosa, alterando o território geográfico da Colônica Conde D’Eu. O livro de 415 páginas apresenta, na mesma edição, a versão em português e italiano.

Os autores salientam a colaboração e disponibilidade de inúmeras pessoas para a correta apuração dos registros e também apontam a importância da religiosidade para as edificações. “Nestas construções está, não apenas, a força da fé dos homens e mulheres que construíram esta região, mas, sobretudo, outro valor responsável pelo nosso desenvolvimento: o espírito comunitário.” Outro incentivo para a elaboração foi o fato de que não havia publicação parecida nesta área e dessa abrangência.

A secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, reforça a relevância da publicação. “Somos um município jovem, se compararmos com a milenar história dos países de nossos ascendentes, no entanto, preocupava-nos o fato de que a centenária história de nossa Garibaldi estava se perdendo, pela falta de registro e divulgação. O livro está belíssimo e, com ele, podemos conhecer muito do que somos””, diz. Ivane ainda agradece aos envolvidos. “Cumprimento o Circolo Trentino e todos seus integrantes pela iniciativa que mereceu o apoio desta Secretaria. Sabemos que os registros exigiram muitos anos de estudo e dedicação””, completa.

As idealizadoras do projeto são as integrantes do “Circolo Trentino di Garibaldi” Angela Maria Peretti, Edi Mattuella Debenetti e Mônica De Antoni Farias. O texto é de Charles Tonet e Tânia Tonet e as fotos de Vicente Silveira. O projeto contou com recursos da Lei Rouanet e da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

Demais informações, inclusive para a compra dos livros, podem ser adquiridas pelo fone (54) 9609 8459.

Crédito da foto: Alexandra Ungaratto