/Pesquisa mostra as marcas preferidas dos gaúchos

Pesquisa mostra as marcas preferidas dos gaúchos

O evento Marcas de Quem Decide, promovido pelo Jornal do Comércio em parceria com a Qualidata, ocorreu hoje pela manhã, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Essa é a 18ª edição do ranking, o único que aponta as marcas que lideram não só a lembrança como também a preferência de empresários, executivos e gestores gaúchos.
Realizada ininterruptamente desde 1999, o evento consolidou-se como aquele que abre, anualmente, o calendário de programações voltadas ao mundo empresarial, da comunicação e do marketing, reunido lideranças dos diversos setores. O diretor Comercial do JC, Luiz Borges, esteve na condução dos trabalhos que divulgaram os cinco primeiros colocados de cada uma das três categorias especiais e dos 80 setores abordados pela pesquisa. As entrevistas de campo ocorreram em novembro e dezembro em mais de 40 municípios do Estado. (Na foto, prefeito de Gramado, Nestor Tissot, recebendo o destaque do município. Crédito: Rô Allves)

10656108_1068779856516322_3799250_n
Foto: Rô Allves

A pesquisa apura as marcas que estão na lembrança e na preferência dos entrevistados, o que constitui um diferencial em relação a levantamentos semelhantes, que só buscam o registro da memória. “Sabíamos que o fato de desejarmos avaliar não só a lembrança, mas também e, principalmente, os níveis de preferência pelas marcas, era mais do que um mero acréscimo de coleta de dados. Defendíamos que essa nova abordagem representava uma diferença conceitual, capaz de provar que existe diferença entre lembrar e preferir uma marca, e que, nem sempre, a mais lembrada é também a preferida. A realização desse estudo vem comprovando isso desde a primeira edição, e o mercado rapidamente compreendeu esse diferencial e se aproveita das duas dimensões que só este projeto vem apresentando com êxito ao longo desses 18 anos”, diz o diretor da Qualidata, Paulo Di Vicenzi.

12825572_1068780329849608_1802576653_n
Foto: Rô Allves

Entre as centenas de marcas pesquisada os vencedores em primeiro lugar subiram ao palco. Gramado ganhou pelo oitavo ano consecutivo como o destino mais lembrado recebendo 63,4% .Como marca preferida dos pesquisados a cidade recebeu 52,6%. O certificado foi entregue para o prefeito Nestor Tissot, que comemorou apontando que foi mais um coroamento de uma cidade que cresce em desenvolvendo turístico. “Quero dividir este momento com toda nossa equipe da Prefeitura e com toda a nossa população que se engaja nesta atividade.”, disse Tissot.
O segundo lugar ficou com Bento Gonçalves e o terceiro lugar com Canela. Já na categoria hotelaria, o Plaza São Rafael, retornou ao palco este ano com o mais lembrado e preferido com 18,2% e 15,9% respectivamente. O segundo lugar foi para o Ibis e o terceiro lugar para Intercity.

Nesta edição, o Marcas apresenta-se renovado. Entre as três categorias especiais, duas são novas: Apoio ao Empreendedor, que reforça a prioridade do JC ao tema, e Responsabilidade Social, que amplia o conceito da anterior Preservação do Meio Ambiente. Grande Marca Gaúcha permanece entre as categorias especiais. Entre os setores, as novidades são Alimentos em Conserva, Carne Embalada, Cooperativa, Entidade Jurídica, Entidade Rural, Inovação, Plataforma de Gestão Integrada, Rede Óptica, Sindicato e Sindicato Patronal. Houve mudança de nomenclatura em Canal de Televisão, Entidade Empresarial, Loja de Móveis e Eletrodomésticos, Móveis Empresariais e Móveis Residenciais.

12825469_1068780033182971_686383902_n
Foto: Rô Allves

Amanhã, o Jornal do Comércio circulará com suplemento sobre o evento e no dia 28 o JC trará encartado em sua edição o Caderno Especial do Marcas de Quem Decide, com informações completas, análises, gráficos e artigos de opinião relativos à pesquisa e ao tema do branding.
Mais informações no site oficial do evento.
(Texto adaptado do Jornal do Comércio)