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Porto Alegre é 3º destino turístico mais competitivo do país

Porto Alegre recebeu recentemente em Brasília, o certificado de premiação do Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional por apresentar a maior evolução em “atrativos turísticos” entre 15 cidades brasileiras destacadas na avaliação do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015. Além desta premiação, Porto Alegre ficou em 1º lugar no item “marketing e promoção do destino” e atingiu o mais alto nível de desenvolvimento da atividade turística no país ao se posicionar como 3º destino turístico mais competitivo, junto com Rio de Janeiro (2º) e São Paulo (1º).

A premiação, entregue ao secretário de Turismo da capital gaúcha, Luiz Fernando Moraes, ocorreu no evento de divulgação da 7ª edição do estudo com a participação do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz.

Na avaliação de Moraes, os destaques alcançados por Porto Alegre são fruto do esforço desenvolvido pela Secretaria de Turismo da Capital nos últimos anos para diversificar a oferta turística e, com isso, elevar a capacidade de Porto Alegre em competir no mercado turístico nacional e internacional. “Manter a posição de destaque nesta competitividade é muito importante, e as boas posições alcançadas resultam do planejamento de marketing”, avalia.

Foto: Divulgação

Segmentos – O estudo de competitividade destacou o “forte posicionamento” da capital gaúcha em diferentes segmentos “com repercussão doméstica e internacional”, como o Turismo de Saúde e o Turismo Criativo. Segundo Moraes, também fazem parte deste esforço os dois mais recentes programados estruturados – o Porto Alegre LGBT, que incluiu a Capital entre os sete destinos amigáveis à comunidade gay, e o Porto Alegre Film Commission, de estímulo e facilitação às produções audiovisuais na cidade pelo seu potencial de promoção turística do destino.

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional é resultado de pesquisa de campo realizada anualmente considerando 13 indicadores de desempenho da atividade turística. O indicador foi desenvolvido pelo MTur, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV) para acompanhar a evolução do turismo em 27 capitais e 38 municípios com potencial turístico no país.