/Porto Alegre faz parceria inédita para promover turismo LGBT na cidade

Porto Alegre faz parceria inédita para promover turismo LGBT na cidade

A Secretaria de Turismo de Porto Alegre e a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat GLS) formalizam parceria associativa pela qual a entidade passa, entre outros benefícios, a auxiliar na promoção da capital gaúcha como destino gay-friendly nos mercados nacional e internacional e na qualificação de profissionais do receptivo local. Porto Alegre é o primeiro destino turístico do país a ingressar oficialmente na entidade que é referência do turismo, lazer e entretenimento GLS do Brasil.

A adesão foi assinada na capital gaúcha pelo secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, e a presidente da Abrat GLS, Marta Dalla Chiesa, na sexta-feira, 11 de setembro, último dia do workshop realizado pela entidade para capacitação no atendimento ao público LGBT. Promovido pelo órgão municipal, o treinamento teve a participação de gerentes e coordenadores de equipes de hotéis, hostels, bares e restaurantes. “Será uma parceria muito boa, porque Porto Alegre está trabalhando o segmento LGBT de forma planejada e organizada, e de muito significado por ser o primeiro destino brasileiro a se associar de forma efetiva na entidade, assumindo um compromisso com o segmento”, avalia Marta, que aposta na iniciativa como inspiração para outros destinos LGBT do país.

Foto: Divulgação

 

Além de constar na lista de parceiros da Abrat GLS, onde estão destinos como Espanha, Las Vegas, Viena, Berlim e, em breve, Fort Lauderdale, na Flórida, Porto Alegre passa  a ter espaço de promoção no estande da entidade em feiras no país e exterior. O primeiro evento será na Expo ABAV, uma das maiores feiras de turismo da América Latina que acontece de 24 a 26 de setembro em São Paulo e onde a capital gaúcha fará o lançamento oficial do programa Porto Alegre LGBT, dia 24, no estande do Ministério do Turismo. A parceria se estende ainda na divulgação do novo destino LGBT entre os associados da entidade, em apoio na relação com agentes de viagem e operadores e na cooperação para qualificação do receptivo.

Moraes avalia o ingresso de Porto Alegre na entidade como um passo importante no processo iniciado há meses para incluir a cidade nos principais destinos brasileiros amigáveis ao público gay. “Essa é uma parceria estratégica para que organize um bom programa e para ingressar no circuito nacional e internacional deste segmento de mercado.” A aproximação com a Abrat GLS se iniciou em julho com a realização de um seminário de sensibilização do trade local para o potencial do segmento.