/Prawer e Ravanello em parceria surpreendente

Prawer e Ravanello em parceria surpreendente

Foto: Divulgação

A degustação de queijos, salames e vinhos é uma das delícias da Serra Gaúcha. Pois a combinação ganha versão gourmet inusitada com um queijo de chocolate branco, gorgonzola e pistache, um salame de chocolate semi amargo com toque de pimenta e especiarias e um vinho espumante brut de uvas Pinot Noir e Chardonnay. Os produtos, da Chocolates Prawer e da Vinícola Ravanello, são apresentados em uma bela caixa de madeira para degustação simultânea, o que promete surpreender até mesmo paladares ecléticos.

Virgínia Dias, engenheira de alimentos da Prawer, comenta: “A tendência de produtos gourmet e suas denominações de origem nos vinhos e espumantes e no chocolate instigam o apreciador da boa gastronomia a experimentar sabores mais exóticos e harmonizações”. O queijo, que combina o doce do chocolate branco com o salgado do queijo gorgonzola e do pistache e o salame, que mescla os sabores de chocolate meio amargo com pimenta, canela e noz moscada, se revelaram perfeitos para a harmonização com vinhos espumantes. “É uma bela experiência para o consumidor gourmet vivenciar com sua família ou amigos”, afirma Virgínia.

Celito Crivellaro Guerra, doutor em enologia e consultor técnico da Vinícola Ravanello, experiente degustador, de paladar apurado em inúmeras experiências de harmonização aqui no Brasil e no exterior, dá suas impressões: “O toque apimentado no chocolate acentua o gosto agradável e diminui a sensação de sucrosidade (presença de açúcar). O gás carbônico do espumante, liberado como um ‘colchão’ de espuma na boca em presença do chocolate, torna ainda mais harmônica e elegante a combinação”.