/Prefeito vai prorrogar moratoria dos hotéis até dezembro

Prefeito vai prorrogar moratoria dos hotéis até dezembro

Hoteleiros e entidades estão se mobilizando para avaliar o futuro do setor na cidade. Para alguns o setor já está estrangulado, porém há quem acredite que não é bem assim. Mediante ao grande número de leitos no setor hoteleiro da cidade o Prefeito Nestor Tissot, vai prorrogar até dezembro a moratória do setor. Até o final do ano não serão mais recebidos novos projetos. Até lá, Tissot pretende avaliar com mais calma as questões pertinentes ao setor.

O sindicato da Hotelaria esteve reunido nesta tarde na sede da entidade debatendo o assunto em sua diretoria. A preocupação é grande e para Fernando Boscardin, que está representando a entidade neste assunto apontou que “a prorrogação nos moldes do que foi feito a primeira moratória, não resolve. Por quê? O prefeito precisa dialogar conosco, estamos desde a primeira moratória (veja carta abaixo) buscando os dados oficiais na Prefeitura e não estamos conseguindo.

Porém de acordo com dados extraoficiais, segundo ele, o número de novos leitos em Gramado deverá chegar a 9 mil, o que significa aproximadamente mais 3 mil apartamentos”. Boscardin faz diversos questionamentos, por exemplo, o que acontece caso a cidade chegue a 20 mil leitos: “temos escolas, creche, saúde, internet, telefonia, luz e água para todos?” Ele vai além: com dados de uma pesquisa em mãos, Boscardin aponta que em cidades infladas a tendência é que o ticket médio caia e a cidade busque na massificação a forma de sobreviver e, em muitos casos, é preciso reduzir o valor das diárias, o que vai impactar na prestação dos serviços.” Ele finaliza afirmando se a cidade não sabe planejar é por pura incompetência”.

A Visão Agência de Desenvolvimento está na reta final para concluir o Censo dos Meios de Hospedagem da Região das Hortênsias, 2013. A agência já apontou que hoje em Gramado existem, 11.007 leitos localizados em 65 hotéis, 67 pousadas, 3 motéis, 3 albergues e 1 camping. Conforme dados divulgados pela Prefeitura Municipal de Gramado, no dia 27 de Junho de 2013, entre construção e ampliações existem dois mil leitos. Porém há quem acredite que estes números são muito maiores. Em recente reunião do PDDI (Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado) de Gramado ficou claro que as entidades que fazem parte desejam apresentar sugestões para alterar este plano, criando critérios mais claros para construção de novos hotéis na cidade.