/Prêmio Assembleia Legislativa completa 10 anos no Festival de Cinema de Gramado

Prêmio Assembleia Legislativa completa 10 anos no Festival de Cinema de Gramado

image

Fotos: Divulgação

Este ano, o Prêmio Assembleia Legislativa para curtas gaúchos comemora 10 anos no Festival de Cinema de Gramado. Celebrando o audiovisual gaúcho anualmente no Festival, o Prêmio agora completa uma década, firmando-se como uma nova tradição para o cinema gaúcho.

“A permanência e a consolidação do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema ao longo de dez anos no Festival expressa a sua importância para a produção gaúcha”, afirma Luiz Carlos Barbosa, diretor do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da Assembleia. Para ele, a parceria ainda se fortalece no meio, pois conta com o apoio da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC), do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (SIAV) e da Fundação Cinema RS (Fundacine).

image

Exibida no Palácio dos Festivais em horário e noite de premiação exclusiva, a mostra também realiza tradicionalmente um encontro com todos os realizadores dos curtas para um debate sobre a produção audiovisual no Estado. Os vencedores das onze categorias levam para casa outro incentivo: prêmios em dinheiro, previstos em 30 mil reais.

A Comissão de Seleção da Mostra Gaúcha de Curtas, formada por profissionais da área e jornalistas, seleciona um número de filmes no limite máximo de quatro horas de exibição para o Prêmio Assembleia Legislativa. Este ano, 84 se inscreveram para concorrer e 17 foram selecionados. O 42º Festival de Cinema acontece de 8 a 16 de agosto e foi contemplado na seleção pública do Programa Petrobras Cultural.