/Prêmio Inovação do Turismo

Prêmio Inovação do Turismo

Diretores do Gramadozoo é Bi no Prêmio Inovação do Turismo. (Foto: Divulgação) 

 

O Gramadozoo conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Inovação do Turismo RS. O programa Zoo Noturno foi o grande vencedor da subcategoria Ecoturismo. Além de Gramado, outras cidades da região garantiram o prêmio, como Bento Gonçalves e Garibaldi.

No total, a Secretaria Estadual do Turismo reconheceu 22 práticas inovadoras em turismo. A solenidade de entrega de premiações ocorreu na noite de quinta-feira, 18, no Auditório Imperatriz do Espaço de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Os diretores do zoo, Marcos Gomes e Evelise Silveira, e a bióloga Tatiane Nunes receberam a distinção.

Com o projeto “Zoo Noturno, a fauna brasileira como você nunca viu”, o Gramadozoo chega ao segundo título no concurso promovido pelo Governo do Estado. O projeto de educação ambiental do zoo foi vencedor em 2013 na subcategoria Turismo Pedagógico. Para a diretora do Gramadozoo, Evelise Silveira, o reconhecimento para dois projetos diferentes evidencia a preocupação do parque em oferecer produtos inovadores na área ecológica. Evelise lembra a distinção do site de viajantes TripAdvisor, que colocou o zoo entre os dez melhores do mundo e no topo da lista da América do Sul. “Com o TripAdvisor, tivemos o reconhecimento pela opinião do público e, agora, fomos avaliados por especialistas na área de turismo. Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Nós compartilhamos o prêmio com toda a equipe do zoo e com a comunidade de Gramado”, afirma.

Além de melhor prática em ecoturismo, o Gramadozoo foi finalista na subcategoria Parque Temático. O Parque Gaúcho, dos mesmos empreendedores, também foi finalista nas subcategorias Parque Temático e Turismo Histórico e Cultural, com o projeto “1º Festival de Cultura e Gastronomia Gaúcha”.

Equipe Osteria dela Colombina. (Foto: Divulgação)

A Osteria dela Colombina trouxe mais um prêmio ao município. O empreendimento integra a Estrada do Sabor – roteiro de turismo rural do município – e concorreu na categoria “Práticas Inovadoras em Estruturação de Produto”.

A Osteria della Colombina é administrada por Odete Bettú Lazzari, com o auxílio de suas quatro filhas. O empreendimento possibilita, por meio da agricultura familiar, a possibilidade de desfrutar da boa gastronomia, com produtos locais, e desenvolve o turismo de forma sustentável. Na propriedade, o visitante tem a oportunidade de conhecer o modo de vida local, apreciar o cultivo das videiras e frutíferas, e participa da elaboração dos vinhos, sucos, geleias, doces, compotas e conservas.

De acordo com Odete, essa conquista é um estímulo para a marca. “Vemos essa premiação como um reconhecimento ao nosso esforço, persistência e à busca por fazermos sempre o melhor”, comenta. A secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, ressalta que empreendimentos inovadores como a Osteria della Colombina são fundamentais para diversificar a oferta turística. “O turismo rural de Garibaldi é referência no Brasil e muito disso se deve ao empenho de famílias como a de Odette, que encontram novas formas de explorar o potencial da região”, ressalta.

Essa é a 6ª conquista de Garibaldi na premiação. Na primeira edição da iniciativa, ocorrida em 2013, o município foi premiado com o plano municipal de turismo de Garibaldi, a Rota dos Espumantes, a Estrada do Sabor, a Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp) e a marca turística de Garibaldi.

Todos os premiados. (Foto: Divulgação)