/Programa de Turismo Criativo de Porto Alegre amplia oficinas da cultura gaúcha

Programa de Turismo Criativo de Porto Alegre amplia oficinas da cultura gaúcha

Tradicional churrascaria de Porto Alegre, o Galpão Crioulo é o mais novo parceiro do programa Porto Alegre Turismo Criativo. Já a partir do dia 11 deste mês, a casa passa a realizar a Noite Gaúcha, com oficinas de churrasco, chimarrão e danças tradicionais do Rio Grande do Sul para visitantes que queiram uma maior aproximação com a tradição e os costumes locais.  O novo atrativo será oferecido todas as segundas sextas-feiras de cada mês, às 19h30, com agendamento prévio, para qualquer número de participantes. Em outras datas, as oficinas serão realizadas para grupos de, no mínimo 20 pessoas, também com agendamento.

Foto: Programa de Turismo Criativo de Porto Alegre/ Divulgação

 

A adesão ao programa foi assinada na noite desta qaurta-feira, 2, pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e um dos proprietários do empreendimento Airton João Marchese, em evento que teve a participação de agentes de viagem, operadores de turismo e organizadores de eventos convidados para uma apresentação piloto do novo atrativo da casa. “A cultura gaúcha é nosso principal produto há 30 anos, e o que buscamos com os profissionais do turismo e a própria secretaria municipal é agregar conhecimento sobre o mercado para acertar o ponto certo do nosso novo produto”, comentou Marchese.

Lançado em 2013 pela Secretaria Municipal de Turismo de forma pioneira no país, o programa Porto Alegre Turismo Criativo ganhou força no Acampamento Farroupilha a partir daquele mesmo ano com o projeto Turismo de Galpão que realiza oficinas das tradições do RS para visitantes do evento.  “Percebemos o apelo que a cultura gaúcha exerce junto a turistas de todo o mundo, e esta parceria cria para o mercado de viagens um produto que agrega à gastronomia tradicional do empreendimento outros aspectos de nossa riqueza cultural”, avaliou Moraes, considerando que a Noite Gaúcha inaugura um novo momento do Turismo Criativo na Capital que seguirá incorporando novos produtos.

O Porto Alegre Turismo Criativo conta hoje com 16 parceiros de diferentes áreas como artes plásticas e visuais, artesanato, música, danças, gastronomia regional, tecnologia social, entre outras, abertas a turistas que buscam a vivência direta com a cultura de cada lugar.