/Projeto Miniarte Internacional no MUM

Projeto Miniarte Internacional no MUM

O Museu da Moda em Canela receberá a inauguração de mais um evento referente à moda. Prosseguindo com seu objetivo de levar cultura para o interior do Rio Grande do Sul, o Projeto Miniarte, criado pela artista gaúcha Clara Pechansky em 2003, vai abrir o 24º Intercâmbio Internacional de Miniarte/ 24th International Miniart Exchange, com inauguração prevista para as 11 horas do dia 18 de julho de 2015.

Nesta edição, há representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Hungria, Irlanda, México, Rússia e Venezuela, num total de mais de 100 artistas que foram convidados a produzir uma única obra de 18x18cm, com o tema Moda.

Foto: Zoravia Bettiol – Brasil/ Divulgação 

 

O evento tem a chancela da Secretaria de Cultura de Gramado, e ficará em exposição até o dia 30 de agosto de 2015. A coleção seguirá depois para Porto Alegre, para o 25º Intercâmbio Internacional de Miniarte Moda/Fashion, a ser realizado na Galeria Gravura, com abertura marcada para o dia 4 de novembro, quando será lançado o catálogo da mostra.

Foto: Fernando Duval – Brasil/ Divulgação

Realizado sempre em parceria com a Associação Chico Lisboa, o Projeto Miniarte é hoje o único representante do Brasil junto à OMAI – Organização Mundial de Artistas Integrados, com sede no México, e tem também a parceria da organização MAI Colômbia. A teia de exposições formada pela Miniarte já compreende 10 diferentes coleções que percorrem os 5 continentes. Sua principal característica é oportunizar, de forma democrática, o ingresso de novos artistas em exposições internacionais, já que não existe seleção prévia. As obras não estão à venda e a entrada é franca.

Foto: Els Van Asten – Holanda/ Divulgação