/Secretaria de Turismo promove nova reunião com chocolateiros

Secretaria de Turismo promove nova reunião com chocolateiros

 

A Secretaria de Turismo de Gramado participou em 2015 do processo de Indicação de Procedência do Chocolate, onde, no final do projeto, todas as empresas integrantes da área geográfica de produção terão um selo que garantirá a percepção da diferenciação do produto junto ao mercado. (Foto: Fernando Schwanke, Anelize Schmitt, secretária de Turismo Rosa Helena Volk, Luia Barbacovi, vice-prefeito em exercício, e Marcelo Adriano da Silva/ Divulgação)
Uma nova reunião, com o intuito de explicar sobre o funcionamento deste projeto e tudo que ele envolve, aconteceu na tarde de terça-feira, 15 de março, no auditório do Prédio Administrativo da Prefeitura Municipal de Gramado.

 

Reunindo chocolateiros, empresários, comunicadores e demais interessados, a reunião fortaleceu que o projeto objetiva proteger e evidenciar o vínculo do chocolate com a região por caracterizar sua tipicidade. Para obtenção da Indicação de Procedência é necessário solicitar o registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

 

“Essa solicitação é composta de um regulamento técnico que carateriza e controla a produção do chocolate, elaborado pelos profissionais das empresas participantes e de um levantamento histórico da tradição do produto na região”, explica Marcelo Adriano Silva, sócio-diretor da Master Assessoria Empresarial, empresa licitada no projeto.

img1386762623
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Gramado

As dez empresas que aderiram ao projeto passarão a ser visitadas pela engenheira química, Anelize Schmitt, que participa da equipe de trabalho, a partir das quais se identificará a base para o regulamento técnico, que deverá ser adequado pelas empresas. As chocolaterias participantes até o momento são Prawer, Lugano, Caracol, Planalto, Do Parke, Gramadense, Dolce Mio, Pôr do Sol, Canto Doce e Belvedere.

 

“Temos certeza de que esta ação será mais um diferencial para o nosso chocolate, café colonial e fondue que são um case de sucesso no Brasil”, comenta Rosa Helena Volk, Secretária de Turismo de Gramado.