/Semana Farroupilha: Nós somos gaúchos tchê!

Semana Farroupilha: Nós somos gaúchos tchê!

image

Durante toda esta semana, acontece no Rio Grande do Sul, a “Semana Farroupilha”.que trata-se de um evento festivo da Cultura gaúcha, onde se lembra o começo da Revolução Farroupilha, mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. Durante toda a semana, as manifestações culturais exaltando a cultura gaúcha acontecem intensamente em todas as cidades do estado. A Melhor do Sul, traz a programação das principais comemorações na Serra Gaúcha.

Foto:Divulgação

Gramado tem atrações especiais todos os dias durante a Semana Farroupilha

image

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura, está com uma ampla programação já formalizada, que contará com apresentações artísticas, mateadas, dança, música, desfile, hasteamento e arriamento de bandeiras, encontro de piquetes, provas de laço, entre tantos. A Semana Farroupilha de Gramado inicia no dia 13 e encerra no dia 22 de setembro, tendo como ponto central o Galpão da Rua Coberta. Confira no fim do post, a programação completa da Semana Farroupilha de Gramado.

Foto: Divulgação

Canela comemora intensamente a data magna dos gaúchos

image

O CTG Querência de Canela, em parceria com a Prefeitura Municipal de Canela tem uma programação especial para a Semana Farroupilha envolvendo toda a cidade. 

De 16 a 19 de setembro, a patronagem do CTG Querência irá desenvolver uma programação especial, na sede social, voltada a crianças e adolescentes, apresentando a verdadeira tradição gaúcha, incentivando nossa cultura, com encontros, apresentações das invernadas artísticas da entidade e de DTGs das escolas, mateada, que reunirá também os ex-patrões da entidade e tertúlia com artistas locais.

Para honrar o dia 20 de setembro, data magna do povo gaúcho, a patronagem do VTG Querência estará realizando uma Missa Farroupilha na Igreja Matriz, às 10h e Desfile Farroupilha, nas principais ruas da cidade, às 14h. O encerramento dos festejos farroupilha será no Parque de Rodeios Saiqui, às 24h, com extensão da Chama Crioula e fandango animado pelo grupo Rodeio.
Os ingressos antecipados para os fandangos já estão à venda na Tchê Informática, Agropecuária Dinâmica e CTG Querência, todos em Canela, com valor de R$ 20 antecipado. A Semana Farroupilha de Canela é uma realização do CTG Querência com apoio da Prefeitura Municipal de Canela.

Foto: Lu Zanatta/Estratégia Comunicação

Alpen Park celebra 20 de Setembro com programação especial

Para celebrar a Semana Farroupilha, o Alpen Park, de Canela (RS), está preparando uma programação especial para o dia 20 de setembro. A partir da 10h30min, a cultura gaúcha tomará conta do parque através da culinária, música, dança e dos costumes, como a roda de chimarrão. As atividades serão realizadas em frente ao Galpão Gaúcho, espaço permanente do parque, no qual o visitante conhece a tradição e pode levar para casa objetos que caracterizam a cultura do Rio Grande do Sul. 
A Churrascaria Garfo e Bombacha, uma das principais da região, oferecerá aos visitantes o tradicional costelão na vala e a degustação de chimarrão e de cachaças. Outra atração é a apresentação do grupo de dança formado por 23 crianças do DTG da Escola Pedro Oscar Selbach.
Durante todo o dia haverá apresentações de música tradicionalista. Todas as atrações da Semana Farroupilha são gratuitas para os visitantes do parque.

Rasen Bier homenageia a Revolução Farroupilha

image

A cervejaria Rasen Bier, de Gramado, lança pelo terceiro ano consecutivo uma série especial em homenagem à Revolução Farroupilha. A Bagual é uma cerveja Brown Ale de alta fermentação, mais forte (5,2% de álcool), com uma coloração escura que fica entre a Ambar Ale e a Dunkel. A Bagual está disponível em edição limitada. A série especial da Rasen Bier é voltada para o mercado de colecionadores, e está sendo vendida em uma garrafa de porcelana de 600 milímetros, com o rótulo de um gaúcho em alto relevo, e pode ser adquirida através do site www.rasenbier.com.br.Exclusividade da cervejaria Rasen Bier, apenas 1500 garrafas da Bagual serão disponibilizadas para comercialização.

Foto: Divulgação Rasen Bier

 

Desfile Farroupilha de Porto Alegre contará com efeitos especiais

Nas noites de Quinta-feira (19) e Sexta-feira (20) acontecerão os desfiles comemorativos da Semana Farroupilha em Porto Alegre.

O desfile farroupilha desta quinta, permitiu este ano aos criadores dos carros darem um caráter mais descontraído para suas criações. Lendas e mitos da cultura gaúcha serviram de inspiração para uma apresentação cheia de efeitos especiais, que promete impressionar pelos movimentos, esculturas e coreografias.

Já no dia 20, explica Savariz, o desfile tradicional é dividido em três partes: o cívico militar, com as entidades da segurança pública do Estado, o comunitário, com membros do Orçamento Participativo de Porto Alegre, e os tradicionalistas.

O desfile do dia 19 inicia as 21h e tem duração de média de 1 hora e 30 minutos. O desfile do dia 20 inicia às 8h30min e dura em média quatro horas e acontecerá na avenida Edvaldo Pereira Paiva.

O desfile contará com arquibancadas com capacidade para 7 mil pessoas e a entrada é gratuita.

Programação da Semana Farroupilha em Gramado:

18/09 – Quarta-feira
8h – Hasteamento de Bandeiras à cargo da Secretaria de Cultura, no Galpão da Rua Coberta.
Exposições “Imagens do Sul” e “Lavando a Alma”, no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen.
Exposição “Imagens do Sul”, no Prédio Administrativo da Prefeitura de Gramado.
15h30min – Filme gaúcho “A paixão de Jacobina”, no Centro Municipal de Cultura Várzea Grande.
16h – Apresentação cultural em homenagem aos 100 anos de Gramado, no Galpão da Rua Coberta.
18h – Arriamento de Bandeiras à cargo da Cabanha Pôr do Sol, no Galpão da Rua Coberta.
19h – Filme gaúcho “Um certo Capitão Rodrigo”, no Centro Municipal de Cultura Várzea Grande.

19/09 – Quinta-feira
8h – Hasteamento de Bandeiras à cargo da Secretaria de Turismo, no Galpão da Rua Coberta.
Exposições “Imagens do Sul” e “Lavando a Alma”, no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen.
Exposição “Imagens do Sul”, no Prédio Administrativo da Prefeitura de Gramado.
13h30min – Baile da Terceira Idade com Amaranto e Grupo, no Clube Azaleia.
15h – Hora Cívica e Mateada, na EMEF Vicente Casagrande.
16h – Espetáculo “Xará-xaxá Lendas do Povo de cá”, no Galpão da Rua Coberta.
18h – Arriamento de Bandeiras à cargo da Polícia Civil, no Galpão da Rua Coberta.

20/09 – Sexta-feira
8h – Hasteamento de Bandeiras à cargo do Piquete Amigos da Serra, no Galpão da Rua Coberta.
Desfile de Cavalarianos com a Chama Crioula – Saída da Sede Campeira CTG (Galpão da Rua Coberta), segue pela Borges de Medeiros e chega à Sede Campeira do CTG Manotaço.
9h as 18h – Inscrições para Torneio de Laço, na Sede Campeira do CTG Manotaço.
16h – Apresentação Cultural com Volnei Gomes, no Galpão da Rua Coberta.
18h – Arriamento de Bandeiras à cargo do CTG Manotaço, na Sede Campeira do CTG Manotaço.

21/09 – Sábado
8h – Hasteamento de Bandeiras à cargo da Cabanha Três Corações, na Sede Campeira do CTG Manotaço.
9h – Torneio de Laço, na Sede Campeira do CTG Manotaço.
18h – Encontro de Gaiteiros, na Sede Campeira do CTG Manotaço.
Arriamento de Bandeiras à cargo do CTG Manotaço.
22h30min – Baile com Ataliba e Grupo, na Sede Campeira do CTG Manotaço.

22/09 – Domingo
8h – Hasteamento de Bandeiras à cargo do CTG Manotaço, na Sede Campeira do CTG Manotaço.
9h – Início Torneio de Laço, na Sede Campeira do CTG Manotaço.
18h – Arriamento de Bandeiras à cargo do CTG Manotaço, na Sede Campeira do CTG Manotaço.
18h30 – Premiação do Torneio de Laço, na Sede Campeira do CTG Manotaço.