/Serra celebra Corpus Christi

Serra celebra Corpus Christi

O colorido de tapetes deve tomar as ruas das cidades da Serra Gaúcha. Na próxima quinta-feira, 4, comemora-se o feriado católico de Corpus Christi e, nesse dia, serão montados os tapetes com motivos religiosos.

Em Canela frente à Catedral de Pedra, toda a comunidade estará envolvida na confecção dos tapetes, que iniciará às 6h da manhã. Às 15h, acontecerá a missa, com a procissão com o “Corpo de Cristo”, que terá saída da Catedral de Pedra em direção ao centro com benção na direção da rótula da Panvel. Em caso de chuva os tapetes serão cancelados, acontecendo somente a missa na Igreja. As comemorações de Corpus Christi integram a programação da Temporada de Inverno de Canela.

Em Gramado a confecção dos tapetes será realizada pela comunidade, em frente à Igreja Matriz São Pedro, iniciando às 8h. Às 10h30min ocorre a tradicional missa de celebração de Corpus Christi e também às 19h.

image
Foto: Gabriele Baruffi/ Divulgação

Já em Garibaldi O tema central deste ano é “Comunidade unida e fraterna – lugar de ser cristão”. A procissão terá início logo após a Santa Missa Campal, que iniciará às 9h30min, presidida pelo pároco Frei Jadir Segala e pelos freis Aldo Colombo, Agenor Pit, Clemente Dotti e Reni Bortolon. No total, 13 grupos trabalharão na confecção dos tapetes que utilizam serragem colorida num trajeto de 415m, nas ruas Dante Grossi, Júlio de Castilhos, Buarque de Macedo e Carlos Barbosa, que seguem pela escadaria e no largo de fronte da  Igreja Matriz São Pedro.

image

Foto: Gabriele Baruffi/ Divulgação

As ruas serão sonorizadas e haverá postos para coleta de alimentos não perecíveis e material de limpeza, que serão doados à  entidades beneficentes de Garibaldi. Os tapetes ficarão expostos para o público visitar e fotografar até às 17h.

image
Foto: Gabriele Baruffi/ Divulgação 

Sobre a Corpus Christi

Corpus Christi é uma expressão latina que significa “Corpo de Cristo”. É uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. As procissões pelas ruas são tradições e são organizadas todos os anos pelas Igrejas.

A comemoração surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado. A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264.

image
Foto: Gabriele Baruffi/ Divulgação

 

Nessa data, as ruas costumam ser todas enfeitadas com tapetes coloridos e com desenhos de inspiração religiosa. Esta tradição surgiu em Portugal e veio para o Brasil com a chegada dos colonizadores. Para a confecção dos tapetes são utilizados materiais como serragem colorida, areia, flores, borra de café e outros.