/Serviço de Vistos para EUA inaugura em Porto Alegre com agendamentos confirmados

Serviço de Vistos para EUA inaugura em Porto Alegre com agendamentos confirmados

Foto: Divulgação

O Centro de Atendimento para Serviços de Visto (CASV), do governo dos Estados Unidos, que foi inaugurado hoje, dia 19, com a presença do ministro conselheiro da Embaixada norte-americana no país, Todd Chappman, iniciou o atendimento no mesmo dia, após a cerimônia, já com agendamentos para renovação do documento ou encaminhamento do primeiro visto. A informação foi antecipada ao secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, por Alexander Werner e Jessica Gorayeb, do Consulado Americano, na visita que fizeram à Secretaria Municipal de Turismo com o objetivo de detalhar informações sobre o novo recurso disponível na capital gaúcha que irá facilitar a solicitação e a renovação do visto para os Estados Unidos.

De acordo com Jessica, todos os procedimentos junto ao CASV são feitos a partir de agendamento prévio pelo call center (51) 3251 0321 ou no site http://brazil.usvisa-info.com. A operação do escritório está a cargo da empresa Computer Sciences Corporation. No caso da emissão do primeiro visto, o centro faz a coleta dos dados biométricos (digitais) dos solicitantes e a checagem dos documentos necessários antes da entrevista que, por enquanto, ainda precisa ser feita em São Paulo, Recife, Brasília ou Rio de Janeiro que sediam escritórios da representação norte-americana no país.

Já o processo de renovação do visto pode ser feito todo em Porto Alegre, sem precisar sair do Estado. Além do comprovante do agendamento , o solicitante deve apresentar no CASV o passaporte válido e o formulário exigido. Podem renovar o visto pessoas que tenham o documento vencido nos últimos quatro anos e não precisem fazer entrevista; quem possui vistos de turista com validade máxima de 5 a 10 anos vencidos há menos de 48 meses; pessoas com 66 anos de idade ou mais e menores desacompanhados com idade menor ou igual a 15 anos, que possuam ou não visto anterior.

Além do atendimento de segundas a sextas-feiras, das 7h às 18h, o CASV abrirá ao público também aos domingos, das 13h às 18h. O escritório fica na avenida Carlos Gomes, 1.501, bairro Três Figueiras. O Brasil é um dos cinco países que mais emitem vistos para os Estados Unidos, com mais de 1 milhão de documentos processados em 2013.