/SICC movimenta Gramado

SICC movimenta Gramado

A SICC (Salão Internacional do Couro e Calçado) começou na Segunda feira, 27, com a presença do Governador Tarso Genro, e movimenta Gramado. Um grande transtorno aconteceu no evento, por falta de internet, o que impediu a execução de diversos trabalhos, inclusive o principal que é vender. A falta de conexão impediu que os empresários enviassem pedidos para as fábricas, deixando os em uma situação difícil. Atrair eventos corporativos para a Cidade nestas condições é extremamente complicado.

image

Mesmo assim a SICC que segue até o dia 29 de maio, no Serra Park caminha para efetivação de negócios para o segundo semestre do ano, que tem uma produção estimada em cerca de 400 milhões de pares em todo o país.  Importadores de calçados dos cinco continentes estão presentes.

image

Ao todo, cerca de 1.000 marcas de calçados e acessórios dos segmentos feminino, masculino e infantil estarão expondo no evento.

O diretor da promotora, Frederico Pletsch, ressalta que a vinda dos importadores oferece uma projeção ainda mais significativa ao Brasil como produtor de calçados com tecnologia, conforto e design agregados. “O SICC é uma plataforma de negócios, um ponto de encontro para a realização de novos contatos e também para a fidelização dos antigos”, enfatiza Pletsch. Segundo ele, o setor calçadista nacional já apresenta uma grande procura, especialmente nas Américas do Sul e do Norte, mas a grande meta da feira é a diversificação e a expansão da gama de fornecedores. “No SICC, os importadores são convidados a conhecer novos fabricantes e assim ganham novas opções de fornecimento”, explica Pletsch.

image

Dos 819 milhões de pares fabricados no país ao ano, cerca de 400 milhões começam a ser comercializados nesta feira, já que a temporada quente consome cerca de 60% da produção nacional. “Esta, sem dúvida, é a temporada mais importante para a indústria”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira.

image

O calçadista gaúcho está tendo, neste momento, uma comemoração dupla. Além da expectativa positiva de venda para um lojista que precisa de novidades, saboreia a notícia da redução do ICMS, de 12% para 10%, de 1º de junho até o dia 31 de agosto.

image

Esta edição da SICC será a maior feira de calçados aqui no sul do país com 360 expositores e mais de 1000 marcas das principais empresas do país de calçados e de acessórios. São esperados mais de 18 mil visitantes nos três dias da feira, um recorde de público.

image

Para atender esta demanda, a feira amplia em quatro horas a carga horária total do evento, sendo em uma hora nos dois primeiros dias e em duas horas no último, nos dias 27, 28 (das 9h às 19h) e 29 (das 9h às 18h).

image

Fotos: Dinarci Borges