/Simplicidade e luxo nos trajes da corte da 28ª Oktoberfest de Igrejinha

Simplicidade e luxo nos trajes da corte da 28ª Oktoberfest de Igrejinha

Foto: Juliano Arnold/ Divulgação

Em uma festa de grandes proporções como a Oktoberfest de Igrejinha, as roupas usadas pelos seus representantes merecem uma atenção especial. Seguindo uma tradição das edições anteriores, a responsabilidade de pensar nos trajes da Corte Oficial da 28ª Oktoberfest está nas mãos da esposa do Presidente da Amifest, Débora Mohrbach.

Para esta edição, a primeira-dama da festa uniu-se à empresa Rewil Trajes para criar os modelos e as roupas dos integrantes da Corte Oficial – trio de Soberanas, casal infantil Bubchen e Mädchen e Seniorin. “Optamos por padronizar a corte com tonalidades, bordados e aviamentos para que sejam identificados com facilidade”, explica Iôlany Heberkamp, designer de moda da Rewil Trajes.

image
Foto: Juliano Arnold/ Divulgação

 

A inspiração das roupas veio da união dos traços simples dos trajes usados pelos alemães da região do Hünsrick – responsáveis pela colonização de Igrejinha por volta de 1847 – com o exagero da Era Vitoriana. Para a festa são elaborados cinco modelos diferentes de trajes: um passeio e um oficial para as Soberanas, com pequenos detalhes que diferenciam a Rainha das Princesas; um oficial para a Mädchen e o Bubchen e um traje oficial para a Seniorin. “Todos os trajes estão interligados para que a corte seja identificada rapidamente. Usaremos a mesma inspiração, seguindo traços, bordados e tonalidades”, comenta Débora.

image
Foto: Juliano Arnold/ Divulgação

 

O traje passeio do trio de Soberanas foi divulgado no final de maio e vem sendo usado pela Rainha e Princesas para divulgação da festa em diversos eventos. Os vestidos, compridos até o joelho, são feitos em veludo azul escuro e trazem detalhes bordados em dourado e preto. Além do vestido, o traje de passeio das soberanas inclui também um chapéu, garantido charme e elegância às representantes da festa.

Outros trajes já conhecidos do público são do Bubchen e da Mädchen, revelados dia 28 de junho durante mais uma edição do projeto “Igrejinha Vivendo a Cultura”, e também seguem o padrão de cores, tecidos e detalhes. A roupa oficial da Seniorin será a próxima a ser revelada. A data prevista é dia 26 de julho, durante a “Celebração da Imigração Alemã”, no Parque de Eventos Almiro Grings.

image
Foto: Juliano Arnold/ Divulgação

 

O grande suspense em torno do traje oficial das Soberanas termina quando estiver faltando pouco mais de um mês para a maior festa comunitária do Brasil. No dia 30 de agosto, durante o “Festival Folclórico”, mais um evento que faz parte do projeto “Igrejinha Vivendo a Cultura”, a comunidade local irá conhecer a roupa que as Soberanas devem usar na festa e nas últimas visitas oficiais da Corte.

A 28ª Oktoberfest de Igrejinha acontece de 16 a 25 de outubro de 2015, no Parque de Eventos Almiro Grings, e conta com o trabalho de mais de três mil voluntários em sua organização e equipes de trabalho.