/Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria estreia identidade modernizada

Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria estreia identidade modernizada

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) agora é Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH). O novo nome foi apresentado segunda-feira, 9, no Centro de Eventos Samuara Hotel, em Caxias do Sul. O público também conheceu a nova identidade visual e o novo site da entidade que representa atualmente 1.645 restaurantes, 98 bares e casas noturnas e 133 hotéis em 20 municípios.

Mesmo num período de dificuldade para a economia brasileira, o setor registra índices positivos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 25% das refeições no Brasil são consumidas fora do lar. Ainda de acordo com o instituto, a população brasileira gasta atualmente cerca de 30% dos rendimentos com alimentação em refeições fora de seus lares. Na Serra, conforme o sindicato, a ocupação hoteleira registrou uma taxa média de 56,14 % entre os meses de janeiro e julho deste ano.

“O que seria da sociedade sem a gastronomia, o entretenimento e a hotelaria?”, questionou o presidente do SEGH, João Antônio Leidens. Em seu discurso, ele lembrou da trajetória da entidade, criada em 1948 por Dino Felisberto para garantir mais representatividade ao setor. “Sempre de cabeça erguida, o empresário associado segue buscando alternativas e trabalhando 365 dias por ano”, afirmou, citando as conquistas e momentos de turbulência ao longo dos 67 anos de existência do sindicato.

Foto: Douglas Gomes/ Divulgação

O presidente também falou da nova sigla, logomarca e site. “Simplificamos para estar ainda mais próximos do associado através de relações duradouras, cooperação regional e atuação constante e estratégica”. O diagnóstico e a construção da marca, das peças e do site estiveram nas mãos de Paula Quintas (Catalejos Marcas & Projetos), Rafael Frozi (branding) e Fábio Storchi (Tua Web Tecnologia).

Foto: Divulgação

Representando os associados, Tarcísio Michelon, empresário da hotelaria desde 1980 e sócio do sindicato desde 1994, ressaltou a relevância da hotelaria e gastronomia  para a região, responsável por aproximadamente 9 mil empregos. Em nome dos parceiros do SEGH, a secretária de Turismo de Caxias do Sul, Adriana Francisco de Lucena salientou que o evento estava sendo realizado no Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro e frisou a missão do sindicato na construção da integração regional entre os municípios.

A noite foi marcada ainda por uma homenagem a João Flavio Ioppi (1929 2015), proprietário do Hotel Real, presidente do sindicato nas gestões de 1958 a 1971 e 1980 a 1986. Ioppi foi o responsável pela aquisição da primeira sede da entidade, em Caxias do Sul.