/Sucessão e Liderança Feminina em destaque no segundo dia do ENEF

Sucessão e Liderança Feminina em destaque no segundo dia do ENEF

 

 

Iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 13, e segue até às 17h30min, o segundo dia de painéis do ENEF – Encontro de Empresas Familiares. O evento, inédito no Brasil ocorre em Gramado e reúne representantes de famílias empresárias do Brasil e do exterior no Master Premium Gramado. (Foto: Iêda Carvalho. Crédito: Ianaê Machado/ Divulgação)
Já estão apresentando seus cases os executivos Iêda Baraúna Pinheiro Carvalho (Grupo Simões), Aline Eggers Bagatini e Nelson Eggers (Fruki), Maria Stella Coutinho Bennesby, Renata Coutinho e Ângelo Filho (Luz e Força), Clarindo Tissot e Michele Tissot Pinheiro (Famastil Taurus), e Jussara Höppner (Höppner).
Ao longo do dia a programação se estende com cases como Lwart, Tv Lar, Grande Hotel Canela, Refrio/Geofix. Piccadilly e Pernambucanas. O eixo temático do evento é Sucessão em Empresas Familiares e neste segundo dia de troca de experiências ganham destaque as representantes femininas das empresas.

Foto: Jussara Hoppner. Crédito: Dinarci Borges/ Divulgação

Às 14h30min, por exemplo, Cristiane Grings Nogueira e Ana Carolina Grings apresentam o case Piccadilly com o tema Transição para Lideranças Femininas. Já às 15h45min o case em destaque será para a marca Pernambucanas. Liesellotte Martinez, Thomas Bittar e Martin Mitteldorf falarão sobre Empreendedorismo e Inovação Durante Seis Gerações.
O ENEF encerra às 17h30min. O encontro recebe o apoio da BrainCon Gestão Empresarial, Revista Amanhã e Roda Sistema de Governança Corporativa. A organização é da empresa Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.

Foto: Michele Tissot. Crédito: Ianaê Machado / Divulgação

Werner Bornholdt Consultores – O evento é comemorativo aos 33 anos da Werner Bornholdt Consultores, empresa portoalegrense de consultoria e gestão, especializada em processos de sucessão familiar e reconhecida como uma das mais importantes do Brasil, que realiza o evento junto com a Imersões Educação e Desenvolvimento.

Foto: rosa Azevedo. Crédito: Ianaê Machado/ Divulgação

 

Executivo espanhol Borja Raventós Sáenz abriu o ENEF nesta manhã em Gramado

Iniciou na manhã de terça-feira, 12, em Gramado, no Master Premium, o ENEF – Encontro de Empresas Familires. Evento inédito no país, o encontro reúne mais de 300 membros de famílias empresárias e 26 cases empresariais nacionais e internacionais. O evento segue até a noite desta quarta-feira, dia 13.

Foto: Executivo espanhol Borja Raventós Sáenz da Codorníu. Crédito: Dinarci Borges/ Divulgação

Na abertura, Dr. Werner Bornholdt, responsável pela concepção do ENEF, falou aos presentes destacando o diferencial do evento. “O diferencial destes familiares aqui presentes é bem sucedidos é o amor e o trabalho. Vocês se permitiram sair de suas empresas no meio desta semana para aqui aprender, ouvir, refletir, conversar e trocarem experiências”, disse.
O executivo espanhol Borja Raventós Sáenz, membro da Vinícola Codorníu da Espanha, 17ª empresa familiar mais antiga do mundo, são 18 gerações, abriu os painéis. Ele apresentou a Codorníu que possui sede na Espanha com 9 unidades, além de unidades nos EUA e Argentina.

Foto: Executivo espanhol Borja Raventós Sáenz da Codorníu. Crédito: Dinarci Borges/ Divulgação

É a terceira vez que Borja vem ao Brasil. Em sua apresentação dividiu a história Codorníu em uma linha desde a criação em 1551, passando por 1659, 1872, 1885 e 1914. Segundo ele, os pilares de crescimento da empresa são baseados em história, líderes, governo corporativo, cultura e valores, capital e fatores de êxito para a longevidade.
Borja elogiou as famílias empresárias brasileiras. “Vocês brasileiros têm muita facilidade de expressar abertamente seus sentimentos e isso nós temos a aprender. Este evento é diferenciado”, analisou.

Foto: Dr. Werner Bornholdt, conceptor do evento, falou durante a abertura. Crédito: Dinarci Borges/ Divulgação

As palestras seguem ao longo do dia com apresentações de cases como Lebes, Apsa e Auxiliadora Predial, Eliane Revestimentos, Sazi, Fockink, Morar, Medabil, Colégio Dom Bosco, Churrascaria Santo Antonio e Grupo Arcel.
Werner Bornholdt Consultores – O evento é comemorativo aos 33 anos da Werner Bornholdt Consultores, empresa portoalegrense de consultoria e gestão, especializada em processos de sucessão familiar e reconhecida como uma das mais importantes do Brasil, que realiza o evento junto com a Imersões Educação e Desenvolvimento.