/Tapete vermelho recebe primeiras estrelas do Festival de Cinema

Tapete vermelho recebe primeiras estrelas do Festival de Cinema

Gramado aguarda ansiosamente pela inauguração oficial do 43º Festival de Cinema, que ocorre hoje, a partir das 17h. Acordes de temas de filmes conhecidos, executados pela Orquestra Sinfônica do município serão o sinal de que a festa está aberta e de que o tapete vermelho pode, enfim, ser tomado pelas estrelas do cinema nacional e latino-americano.

Hoje chegam a Gramado os primeiros convidados. Rostos facilmente reconhecíveis pelo grande público como o do diretor Daniel Filho e da atriz Bete Mendes se misturam àqueles que despertam a atenção de cinéfilos, caso do simpático ator uruguaio Cesar Troncoso e da brasileira Karine Teles, ambos premiados em adições anteriores do festival com Kikitos – o uruguaio por “El baño del papa” (2007) e “Al Oeste del Fín del Mundo” (2013) e Karine por “Riscado” (2011).

Também desembarcam na cidade serrana o secretário nacional do audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, e o secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Victor Hugo, que tem presença garantida entre as autoridades no lançamento desta edição do evento.

Foto: Rozangela Allves

 

Convidados que chegam nesta sexta-feira

“Que Horas Ela Volta”: Anna Muylaert (diretora) e Karine Teles (atriz)

“En La Estancia”: Natalia Gatto (atriz) e Gilberto Barraza (ator)

“Zanahoria”: Cesar Troncoso (ator) Natacha López (produtora)

“O Fim e os Meios”: Murilo Salles (diretor), Julia Moraes (produtora)

“Introdução à Música do Sangue”: Luiz Carlos Lacerda (diretor) Alisson Prodlik (diretor de fotografia), Oswaldo Eduardo Lioi (direção de arte), Bete Mendes e Greta Antoine (atrizes)

“O Último Cine Drive-In”: Breno Nina (ator), Carol Barboza (produtora)

Troféu Cidade de Gramado: Daniel Filho (diretor)

Produção de Iñárritu abre competição latina

A mostra competitiva de longas metragens estrangeiros inicia nesta sexta-feira com a exibição de “En La Estancia”, do diretor mexicano Carlos Armella, após o intervalo das 21h.

O filme chega a Gramado causando curiosidade no público porque traz a assinatura de Alejandro González Iñárritu na produção. Iñárritu venceu as principais categorias do Oscar em 2014 (filme, direção e roteiro) com seu filme “Birdman”, além de ser reconhecido por obras primas como “Biutiful” (2010), “Babel” (2006)  e “Amores Perros” (2001).

Foto: Rozangela Allves

 

Antes de “En La Estancia”, o público vai conferir o curta-metragem mineiro “Como São Cruéis os Pássaros da Alvorada” – também em caráter hors concours – cuja sinopse enigmática é: “Ele não estava lá. Tampouco conseguia sair do lugar”.

Os dois longas exibidos na noite de sexta-feira, 07, serão reprisados no sábado, 08, a partir das 10h no Palácio dos Festivais. Também a partir das 10h30 as quatro obras da sessão noturna de sexta serão debatidas por integrantes das equipes de produção e elenco em evento aberto a jornalistas e público em geral, na Sociedade Recreio Gramadense.

Recreio Gramadense sedia encontros de realizadores

A Sociedade Recreio Gramadense sedia, neste final de semana, três encontros de realizadores cujo objetivo é debater o mercado e qualificar a produção nacional audiovisual.  O primeiro, às 9h30 deste sábado, 08, reunirá 12 integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Gramado e membros da empresa pública de turismo e cultura da cidade, a Gramadotur, com o presidente do Conselho Estadual de Cultura,  Neidmar Roger Charão Alves. Eles discutirão políticas de apoio à produção cultural.

Foto: Rozangela Allves

 

Os outros dois são resultado de uma parceria entre o Festival de Cinema de Gramado e o Frapa – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre: tanto no sábado, como no domingo, o cineasta Pablo Stoll (que compõe o júri de curtas-metragem gaúchos) promove uma consultoria de roteiro para três trabalhos em desenvolvimento selecionados pelo festival. Participam os roteiristas Ismael Caneppele, Mariana Morgon e Alana Rodrigues.

Foto: Rozangela Allves

 

Oficina de interpretação tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para participar da oficina de interpretação que será ministrada pelo diretor de teatro Zé Adão Barbosa, dentro da programação paralela do 43º Festival de Cinema de Gramado. O curso é gratuito e ocorre no dia 9, na sala Topázio do Hotel Serra Azul.