Turista conectado é a nova realidade nos destinos de viagem

Inovação é a palavra-chave para o desenvolvimento de serviços inteligentes que atraiam consumidores interessados em experiências sensoriais e inesperadas. No setor de turismo, essa estratégia é praticamente uma exigência. Para orientar os pequenos negócios do segmento, especialmente as agências de viagem, o Sebrae lança uma cartilha com dicas práticas sobre como melhorar a prestação de serviços, investindo em inovação. O lançamento será no dia 10 de novembro, em Gramado (RS), durante a Feira Internacional de Turismo (Festuris), um dos maiores eventos do setor no país.

A publicação, intitulada “Destino Sebrae: A Jornada do Turista Conectado – Agências de Turismo”, explora bastante o uso de plataformas e aplicativos que facilitem a pesquisa de destinos, preços e o compartilhamento de informações, entre outros itens. A cartilha está dividida em três capítulos: pré-viagem, viagem e pós-viagem. Para cada uma dessas fases, o Sebrae apresenta os seguintes tópicos: perfil do turista conectado; o que ocorre com o turista; exemplos de facilitadores da experiência; dicas para os destinos turísticos; e dicas para as agências.

As orientações do Sebrae estão baseadas no conceito de Turismo Inteligente, baseado em quatro grandes eixos: Tecnologia, Governança, Experiências Turísticas e Sustentabilidade. “Ser inteligente significa usar a tecnologia como aliada e como facilitadora das experiências turísticas. Estamos falando de uma tecnologia que se torne imperceptível, por ela fazer com que tudo funcione bem e de forma integrada”, avalia a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Por esses aspectos, o Sebrae considera essencial o investimento em inovação, para que a empresa sobreviva em um mercado tão competitivo e com variados players digitais. “Faz parte do negócio estudar esse mercado, ficar antenado a novas tendências e usar ferramentas contemporâneas e modernas, que simplificam processos e agradam turistas”, afirma Heloisa. Para ela, a questão central é entender como a inovação tecnológica pode favorecer os negócios, já que o uso de tecnologias digitais tornou-se uma rotina no mercado.

O setor de turismo é um dos mais importantes do Brasil. De acordo com o governo federal, o turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil. Em 2016, movimentou R$ R$ 530,5 bilhões, conforme os dados divulgados pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). O impacto do turismo na economia brasileira deverá alcançar R$ 739 bilhões, ou 9,1% do PIB, em 2027 – e empregar 8,91 milhões de pessoas no país.

Experiências – Diversos setores tradicionais estão sendo forçados a repensar os modelos de negócios em função dos avanços tecnológicos. E as agências de viagens são fortemente impactadas por essa tendência. “Mais do que vender viagens, elas precisam vender sonhos, experiências. E acompanhar como esses sonhos e experiências são vividos, compartilhados, lembrados e, principalmente, se são recomendados e se servem para inspirar potenciais clientes. Por isso, as agências precisam conhecer e atuar em toda a jornada do turista, ou seja, antes, durante e na pós-viagem”, conclui Heloisa.

SEBRAE 45 ANOS

O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

 

ABEOC/RS realiza entrega do Troféu Protagonista nesta sexta-feira (10) em Gramado

O Troféu Protagonista é um reconhecimento da ABEOC/RS entregue anualmente a personalidades que possuem notória contribuição para o setor de turismo e eventos nos âmbitos regional, nacional e internacional.

A entrega do prêmio será durante reunião almoço conjunto entre a ABEOC/RS e a ABIH/RS na sexta-feira (10), às 12h, no Hotel Laghetto Stilo Borges em Gramado (RS), como parte das atividades do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo. Neste ano, o troféu será entregue ao ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, e à jornalista Marta Sfredo, colunista do jornal Zero Hora.

“O turismo deve ser visto como indutor do desenvolvimento econômico no Rio Grande do Sul e no País, pois é gerador de emprego e renda, arrecada impostos e movimenta a economia local beneficiando pequenas, médias e grandes empresas. Nada mais justo que escolher pessoas que trabalham para criar condições para que o setor cresça e apareça”, conta a presidente da ABEOC/RS, Luciane Pacheco.

 

Veja o perfil dos ganhadores

 

Pedro Bertolucci – Pedro Henrique Bertolucci, nasceu em 2 de setembro de 1945, em São Francisco de Paula, onde viveu até os 13 anos, quando passou a morar em Gramado (RS), onde construiu toda a sua trajetória política e pessoal. Foi 4 vezes prefeito de Gramado (RS) quando transformou a cidade num dos principais pólos turísticos do sul do Brasil. Dotou  a cidade de uma infraestrutura moderna, completa, com todo seu perímetro urbano pavimentado.

Marta Sfredo – Jornalista com atuação na área de Economia desde 1995, Marta Sfredo é formada em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Trabalha em Zero Hora desde 1992, com passagens por Rádio Guaíba e Correio do Povo. Atua como colunista de Economia de Zero Hora desde novembro de 2014. Recebeu vários Prêmios ARI em reportagem econômica e um da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), de abrangência nacional. Em 2016, foi escolhida Jornalista de Economia do Ano pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-RS).

 

Premiados em 2016

  • Paulo Sérgio Pinto, vice-presidente da Rede Pampa de Comunicação
  • Samuel da Silveira, diretor Geral do Hotel Vila Ventura
  • Gilberto Durante, secretário de Turismo de Bento Gonçalves

 

Premiados em 2015:

  • Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR)
  • Vinícius Lummertz, presidente da Embratur
  • Alexandre Sampaio, presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – FNHRBS
  • Abdon Barretto Filho, diretor de Turismo da Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer do RS
  • Florentino de Araújo Cardoso Filho, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB)
  • Ilton Muller, jornalista

Notícias relacionadas



Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Melhor do Sul - Copyrıght 2014. Todos os direitos reservados.