/Turistas de várias regiões do Brasil visitam o Parque de Exposições da Festa da Uva 2016

Turistas de várias regiões do Brasil visitam o Parque de Exposições da Festa da Uva 2016

 

 

 

O portão de embarque e desembarque de turistas no Parque de Exposição da Festa Nacional da Uva registrou o fluxo de 6.499 mil visitantes de quinta-feira, 18 a domingo, 21. O número refere-se apenas aos 206 ônibus de excursão que chegaram aos Pavilhões, sem contabilizar os turistas que acessam o parque de carro ou a pé. (Foto: Luiz Chaves/Divulgação)
A diretora de Hospitalidade da Festa e Secretária de Turismo de Caxias do Sul, Adriana de Lucena Francisco, ressalta que o número de turistas demostra que a Festa da Uva deve superar as expectativas. “Estamos muito felizes com os resultados registrados até o momento, nos quatro primeiros dias da Festa. Os números comprovam que o investimento em divulgação da Festa em feiras e eventos no Estado e no país valeu a pena, e devemos superar as expectativas nesta edição”, ressalta.

d29ad7c6-ffa7-4104-9f81-7e89d83d9bce
Foto: Tiago Fernandes/ Divulgação

A Secretaria de Turismo de Caxias do Sul, por meio da Diretoria de Hospitalidade da Festa, realiza o controle diário dos ônibus e da origem dos turistas para traçar um perfil dos visitantes. De acordo com o levantamento, a Festa recebe turistas de todo o Brasil. No entanto, 80% dos visitantes são do Rio Grande do Sul.
Dos 6.499 mil turistas que visitaram os Pavilhões nos quatros dias da Festa, 3541 são do Rio Grande do Sul e, desses, 247 são da Serra e 854 são da região metropolitana de Porto Alegre. O levantamento aponta ainda que 1849 turistas são de outros estados e oito são estrangeiros.
As principais cidades de origem dos turistas do Estado são Rio Grande, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Eldorado do Sul e Esteio. Já de outros Estados há turistas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Bahia.

Festa da Uva 2016 lança CD em comemoração aos 140 anos da Imigração Italiana
Disco está à venda no estande da ACIT, localizado no Pavilhão 1 do Parque de Exposições

8fc32500-ba53-40e0-b9a0-0d1eb319ccbb
Imagem: Fattore/ Divulgação

Já está à venda no estande da gravadora Acit, no Pavilhão 1 do Parque de Exposições, o CD da Festa Nacional da Uva 2016. O disco custa R$ 10 e oferece repertório de músicas italianas, folclóricas, humorísticas e românticas. A seleção foi produzida após um criterioso estudo entre a gravadora caxiense e a Secretaria de Cultura de Caxias do Sul.
Além de ser uma importante peça publicitária, o disco presta uma homenagem aos 140 anos da Imigração Italiana e conta com a música-tema deste ano, “Imagens e Horizontes”.
Entre os intérpretes desta edição figura o talento de Rafael Gubert, Críscie Bordin Devens, Andrieli Balico, Délcio Tavares, Patrícia Vianna, Rodrigo Cadorin, Inês Rizzardo, Valdir Anzolin, Ben-Hur Toledo, Stella Alpina, Vozes da Terra, Vecchio Scarpone, Grupo Piovesan e Coral Municipal de Caxias do Sul.
A diretora de Cultura e Desfiles da Festa e Secretária de Cultura de Caxias, Rubia Frizzo, afirma que quatro faixas ganham destaque no CD. “Destacam-se “Imagens e Horizontes”, que tem a letra de Mario Michelon e música de José Dambrós e Mario Michelon, Dentro il Cuore, que após vencer o Festitália, foi interpretado pelo cantor Jerry Adriani no Domingão do Faustão, Nostalgia, que após vencer o concurso na fase sul-americana buscou na Itália o troféu Oscar Della Musica Italiana (2001) e, por último, Encantado Incantatore, que traz consigo a emoção do palco, por ter sido gravada ao vivo”.